Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.


saber mais Internacional

Investigação

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

saber mais Investigação

Empreendedorismo

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

saber mais Empreendedorismo

NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

saber mais NOVA E-LEARNING

ESCOLA DOUTORAL

A Escola Doutoral da NOVA congrega e dinamiza programas doutorais de faculdades e institutos. A Escola Doutoral garante elevados padrões de qualidade, comuns a todos os programas doutorais.

saber mais ESCOLA DOUTORAL

Nova TV

A NOVA TV é um projeto de televisão on-line que divulga iniciativas, nas áreas do ensino, da investigação e da vida académica contribuindo para um melhor conhecimento da vida na Universidade.

saber mais Nova TV

Ciclo Mediações Copo Meio Cheio, Copo Meio Vazio

13/12 | FCSH/NOVA

Ciclo Mediações Copo Meio Cheio, Copo Meio Vazio

A linha de Estudos de Arte Contemporânea do Instituto de História da Arte apresenta a sexta conferência do CICLO MEDIAÇÕES, a realizar no dia 13 de dezembro, às 18 horas, na Sala Multiusos 2 da FCSH/NOVA (piso 4 do Edifício I&D, Avenida de Berna, n.º 26, Lisboa). Entrada livre.

Copo meio cheio, copo meio vazio é o título da comunicação a apresentar por Miguel Wandschneider, curador e programador de exposições da Culturgest, na próxima sessão deste programa de conferências dedicado aos processos de mediação que definem o intervalo entre a produção artística e a sua apresentação ao público.

Iniciado em 2011 e realizado com periodicidade bimestral, o CICLO MEDIAÇÕES tem vindo a reunir na Universidade Nova de Lisboa especialistas nacionais e estrangeiros com trabalho relevante na promoção das práticas artísticas contemporâneas. O objetivo é estimular a reflexão e o debate alargado sobre problemáticas transversais a diversos campos disciplinares, a partir das perspectivas e experiências pessoais dos conferencistas no campo da curadoria, programação ou investigação. As sessões anteriores contaram com a presença de Jean-François Chougnet (ex-diretor do Museu Berardo e actual diretor geral de Marselha-Provença 2013, Capital Europeia da Cultura), João Fernandes (diretor do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves), Isabel Carlos (diretora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian), Pedro Lapa (diretor do Museu Berardo) e Delfim Sardo (curador e professor na Universidade de Coimbra).

Miguel Wandschneider iniciou a atividade de curador em 1997 com a exposição Ernesto de Sousa: Revolution My Body (Fundação Calouste Gulbenkian, 1998). Como curador independente, entre 1998 e 2004 concebeu e organizou projetos como A Indisciplina do Desenho (diversos locais, organização IAC/MC, 1999-2000); SlowMotion (ESTGAD, Caldas da Rainha, 2000-2003 / Gulbenkian 2002); Ângelo de Sousa: Sem Prata (Museu de Serralves, 2001) e Luis Noronha da Costa Revisitado – 1965-1983 (Centro Cultural de Belém, 2003). Desde 2006 é responsável pelo programa de exposições da Culturgest, tendo assumido a curadoria de numerosas exposições no âmbito desse programa. Pelo seu trabalho na Culturgest foi nomeado, em 2012, para o Walter Hopps Award for Curatorial Achievement, atribuído pela Menil Foundation, em Houston.

<< voltar atrás