Ciclo Mediações Copo Meio Cheio, Copo Meio Vazio
13/12 | FCSH/NOVA
A linha de Estudos de Arte Contemporânea do Instituto de História da Arte apresenta a sexta conferência do CICLO MEDIAÇÕES, a realizar no dia 13 de dezembro, às 18 horas, na Sala Multiusos 2 da FCSH/NOVA (piso 4 do Edifício I&D, Avenida de Berna, n.º 26, Lisboa). Entrada livre.
Copo meio cheio, copo meio vazio é o título da comunicação a apresentar por Miguel Wandschneider, curador e programador de exposições da Culturgest, na próxima sessão deste programa de conferências dedicado aos processos de mediação que definem o intervalo entre a produção artística e a sua apresentação ao público.
Iniciado em 2011 e realizado com periodicidade bimestral, o CICLO MEDIAÇÕES tem vindo a reunir na Universidade Nova de Lisboa especialistas nacionais e estrangeiros com trabalho relevante na promoção das práticas artísticas contemporâneas. O objetivo é estimular a reflexão e o debate alargado sobre problemáticas transversais a diversos campos disciplinares, a partir das perspectivas e experiências pessoais dos conferencistas no campo da curadoria, programação ou investigação. As sessões anteriores contaram com a presença de Jean-François Chougnet (ex-diretor do Museu Berardo e actual diretor geral de Marselha-Provença 2013, Capital Europeia da Cultura), João Fernandes (diretor do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves), Isabel Carlos (diretora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian), Pedro Lapa (diretor do Museu Berardo) e Delfim Sardo (curador e professor na Universidade de Coimbra).
Miguel Wandschneider iniciou a atividade de curador em 1997 com a exposição Ernesto de Sousa: Revolution My Body (Fundação Calouste Gulbenkian, 1998). Como curador independente, entre 1998 e 2004 concebeu e organizou projetos como A Indisciplina do Desenho (diversos locais, organização IAC/MC, 1999-2000); SlowMotion (ESTGAD, Caldas da Rainha, 2000-2003 / Gulbenkian 2002); Ângelo de Sousa: Sem Prata (Museu de Serralves, 2001) e Luis Noronha da Costa Revisitado – 1965-1983 (Centro Cultural de Belém, 2003). Desde 2006 é responsável pelo programa de exposições da Culturgest, tendo assumido a curadoria de numerosas exposições no âmbito desse programa. Pelo seu trabalho na Culturgest foi nomeado, em 2012, para o Walter Hopps Award for Curatorial Achievement, atribuído pela Menil Foundation, em Houston.
<< voltar atrás