Laboratórios Associados
A Universidade Nova de Lisboa acolhe três Laboratórios Associados, em parceria com outras instituições de investigação.

Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), Laboratório Associado de Oeiras, em parceria com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC).
Coordenação: Luís Paulo Rebelo (ITQB)
Linhas temáticas de acção:
Moléculas Biologicamente Activas; Medicina e Veterinária Moleculares; Biologia do Desenvolvimento em Animais e Plantas; Risco Biológico (análise de organismos geneticamente modificados, bactérias resistentes a antibióticos, segurança alimentar e ambiental); Melhoramento de Plantas e Floresta.

Centro de Química Fina e Biotecnologia da FCT (CQFB), integra o Laboratório Associado de Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos da Rede Química e Tecnologia (REQUIMTE), em parceria com o Centro de Química da Universidade do Porto.
Coordenação: Baltazar Romão de Castro (UPorto)
Linhas temáticas de acção:
Produtos naturais: rastreio e preparação; Qualidade e Segurança Alimentares; Controlo Ambiental e (Bio)Remediação; Tecnologias e Processos Limpos de Produção; Catalisadores, Solventes e Compostos.

Centro de Investigação em Materiais (CENIMAT) e Centro de Excelência em Microelectrónica, Optoelectrónica e Processos (CEMOP) da FCT, integram o Laboratório Associado Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N), em parceria com o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) da Universidade do Minho e a Unidade de Física de Semicondutores em Camadas, Optoelectrónica e Sistemas Desordenados (FSCOSD) da Universidade de Aveiro.
Coordenação: Ana Vera Alves Machado (IPC)
Linhas temáticas de acção:
Modelação multi-escala do comportamento de materiais; Nanofabricação e microtecnologias; Sistemas poliméricos de micro e nanoestrutura controlada; Caracterização física de nanoestruturas.