Universidade Nova de Lisboa

A NOVA nos rankings internacionais

A Universidade NOVA de Lisboa aparece destacada nos principais rankings internacionais.

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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Aqui pode encontrar artigos em revistas internacionais e nacionais, livros e capítulos de livros, publicações pedagógicas, teses de doutoramento e mestrado e outros dados em diversos formatos digitais.

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Melhores Caloiros da NOVA

A bolsa «Caloiros da NOVA» pretende reconhecer os melhores alunos do 1.º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade, através da atribuição de uma bolsa de valor igual ao montante da propina.

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Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

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Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.


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Investigação

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

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Empreendedorismo

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

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NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

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ESCOLA DOUTORAL

A NOVA Escola Doutoral oferece cursos transversais que reforçam a formação pessoal e profissional dos doutorandos e orientadores.

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Avaliação/Acreditação de ciclos de estudos na NOVA

Desde 2009-2010 que as instituições de ensino superior submetem, anualmente, as suas propostas de novos ciclos de estudos (NCE) à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para apreciação. Para cada proposta é preenchido um Pedido de Acreditação Prévia de Novo Ciclo de Estudos e, quando este é aceite, é conferido ao NCE uma acreditação prévia, que, no caso de não ser condicionada, permite que o curso seja lecionado por cinco anos a contar do início do seu funcionamento.

Os ciclos de estudos criados antes daquele ano letivo são designados por «ciclos de estudos em funcionamento» (CEF) e foram todos submetidos à A3ES para apreciação em 2009-2010, excetuando aqueles que as próprias instituições de ensino superior optaram por cancelar. A nível nacional existiam 5200 CEF, tendo as instituições preenchido, para cada um, um Guião de Autoavaliação de Ciclos de Estudos em Funcionamento, que foi avaliado pelos padrões mínimos de qualidade após uma triagem efetuada pela Agência para se concentrar nos ciclos de estudos e áreas científicas em que não existia evidência clara de que cumprissem os padrões mínimos. Os CEF aprovados obtiveram uma acreditação preliminar, que lhes permite funcionar até à sua avaliação/acreditação regular, que decorrerá entre 2011-12 e 2015-16.

De acordo com o Manual de Avaliação da A3ES, «a avaliação da qualidade e a acreditação do Ensino Superior tem por objeto o desempenho dos estabelecimentos de ensino superior, medindo o grau de cumprimento da sua missão através de parâmetros de desempenho relacionados com a respetiva atuação e com os resultados dela decorrentes» (p. 43).

A avaliação da qualidade e a acreditação desenvolvem-se através da criação de (i) sistemas internos de garantia da qualidade, que são auditados institucionalmente para obtenção de certificação; (ii) autoavaliação dos estabelecimentos de ensino superior, em relação a cada ciclo de estudos em funcionamento; (iii) avaliação externa dos CEF por Comissões de Avaliação Externa (CAE) constituídas por peritos independentes, nacionais e estrangeiros, e que incluem estudantes.

As CAE analisam os guiões de autoavaliação submetidos pelas instituições de ensino superior nas datas estabelecidas pela A3ES, visitam os estabelecimentos de ensino e reúnem com a direção da IES, a equipa de autoavaliação, os responsáveis pelo ciclo de estudos em avaliação, bem como com representantes dos docentes, estudantes, pessoal não docente, antigos alunos e entidades externas (empregadores, parceiros e membros da comunidade envolvente).

Após estes procedimentos e verificando que os ciclos de estudos «reúnem as condições de organização e apresentam os padrões de qualidade de desempenho exigidos» (p. 44, Manual da Avaliação da A3ES), a Agência reconhece formalmente os ciclos de estudos em funcionamento através da acreditação por cinco anos (alínea a) do artigo 22.º do Regulamento 504/2009, sobre os procedimentos de avaliação e de acreditação). Pode fazê-lo igualmente através da acreditação condicionada, cujo prazo de vigência é inferior e decidido para cada ciclo de estudos.

Cada ciclo de estudos é avaliado quinquenalmente (artigo 29.º do Regulamento 504/2009).

Para saber quais os NCE criados desde 2009-2010 e os resultados da avaliação/acreditação de CEF, consulte as seguintes listas:

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