Universidade Nova de Lisboa

A NOVA nos rankings internacionais

A Universidade NOVA de Lisboa aparece destacada nos principais rankings internacionais.

saber mais A NOVA nos rankings internacionais

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Aqui pode encontrar artigos em revistas internacionais e nacionais, livros e capítulos de livros, publicações pedagógicas, teses de doutoramento e mestrado e outros dados em diversos formatos digitais.

saber mais PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Melhores Caloiros da NOVA

A bolsa «Caloiros da NOVA» pretende reconhecer os melhores alunos do 1.º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade, através da atribuição de uma bolsa de valor igual ao montante da propina.

saber mais Melhores Caloiros da NOVA

Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.


saber mais Internacional

Investigação

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

saber mais Investigação

Empreendedorismo

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

saber mais Empreendedorismo

NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

saber mais NOVA E-LEARNING

ESCOLA DOUTORAL

A NOVA Escola Doutoral oferece cursos transversais que reforçam a formação pessoal e profissional dos doutorandos e orientadores.

saber mais ESCOLA DOUTORAL
Dados Estatísticos

  • O modelo metodológico do OBIPNOVA foi planeado para um período de observação de 10 anos e organiza os diplomados em três grupos de análise (licenciados, mestres e doutores). Serão aplicados anualmente questionários para avaliar a situação profissional dos indivíduos que se diplomaram no ano anterior ao da inquirição. Quinquenalmente, aplicar-se-á um questionário mais extenso para reconstituir todo o trajecto profissional dos diplomados cinco anos antes, desde a obtenção do grau até ao momento da inquirição.

  • Para um “nível de confiança” de 95%, as amostras referentes à coorte de diplomados de 2011/12 são representativas com uma “margem de erro” de 1,8% do universo de licenciados, de 1,6% do total de mestres e de 5,4% da população global de doutores. As taxas de resposta alcançadas foram respetivamente de 68,3%, 66,1% e 63,5%. Para igual “nível de confiança”, as amostras respeitantes às coortes de 2010/11 são representativas do universo de licenciados com uma margem de erro de 1,9%. Esse erro atinge 1,6% na população de mestres e ascende a 5,1% no universo dos doutores. As taxas de resposta assumiram, neste caso, os seguintes valores: 68,4%, 68% e 65,3%.

  • Na UNL, regista-se um ligeiro desagravamento do desemprego registado entre os licenciados entre os inquiridos em 2013 e em 2014, embora entre os mestres e os doutores tal tendência não se verifique.

  • O grau de (des)adequação entre formação académica e atividade profissional, avaliada através de indicadores internacionais de ajustamento entre formação e emprego, assume valores positivos, não se tendo verificado qualquer deterioração entre as coortes.