Universidade Nova de Lisboa

A NOVA nos rankings internacionais

A Universidade NOVA de Lisboa aparece destacada nos principais rankings internacionais.

saber mais A NOVA nos rankings internacionais

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Aqui pode encontrar artigos em revistas internacionais e nacionais, livros e capítulos de livros, publicações pedagógicas, teses de doutoramento e mestrado e outros dados em diversos formatos digitais.

saber mais PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Melhores Caloiros da NOVA

A bolsa «Caloiros da NOVA» pretende reconhecer os melhores alunos do 1.º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade, através da atribuição de uma bolsa de valor igual ao montante da propina.

saber mais Melhores Caloiros da NOVA

Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.

saber mais Internacional

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

saber mais Investigação

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

saber mais Empreendedorismo

NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

saber mais NOVA E-LEARNING

ESCOLA DOUTORAL

A NOVA Escola Doutoral oferece cursos transversais que reforçam a formação pessoal e profissional dos doutorandos e orientadores.

saber mais ESCOLA DOUTORAL
História

O Coro da Universidade Nova de Lisboa nasceu no ano de 1988, criado por então alunos das Faculdades de Ciências Médicas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Faculdade de Economia, da Universidade Nova de Lisboa, e foi com a direção do Maestro Artur Carneiro, que deu os seus primeiros passos.

Sob a direção do Maestro João Valeriano, desde 1994, que sempre se tem mostrado um empenhado entusiasta do desenvolvimento musical do Coro da NOVA, ao cabo de 20 anos alcançámos uma maturidade musical que nos permite vir a abordar temas de música acompanhada, com um nível de dificuldade crescente, e que esperamos enalteça o Coro e em última análise a Universidade.

Passados vinte anos da criação do Coro da Universidade Nova de Lisboa e devido ao crescimento do Coro, bem como as necessidades inerentes à gestão do mesmo, constituiu-se a Associação do Coro da Universidade Nova de Lisboa, no dia 16 de Maio de 2008.

Atualmente constituído por 43 elementos que têm ou tiveram alguma ligação à UNL – estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento, docentes e funcionários, o Coro da NOVA sempre se esforçou por valorizar e fortalecer a polifonia em todas as suas vertentes. O seu repertório musical abrange várias épocas e estilos, desde o Renascimento à era contemporânea, com música a capella e música acompanhada. Entre as mais recentes interpretações destacam-se Missa “Magnum Misterium” de T. L. Vitoria, Gloria RV 589 e Magnificat RV 610, de Vivaldi, Magnificat BWV243, Missa em Lá maior BWV 234 e Missa em Sol Menor BWV 235 de J. S. Bach, Responsórios de Carlos Seixas, cantatas Ein Kind ist uns Geboren de Heinrich Shütz e Pastores Loquebantur de Franz Xaver Brixi, Missa brevis em Fá Maior, Hob XXII.1 de J. Haydn, Missa da Coroação KV 317, Missa brevis em Ré Maior KV 194, Missa brevis em Fá Maior KV 192, Te Deum KV 141 e Versperae Solennes de Confessore KV 339 de W. A. Mozart, Lauda Sion Op. 73 e Salmo 42, Op. 42 de F. Mendelssohn, “Cantique de Jean Racine”, Op. 11 e Requiem de G. Fauré e Stabat Mater de G. Rossini

O Coro da Nova conta com atuações em vários pontos do país como seja: Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Portimão, Tomar, Almada, Mafra, Sesimbra, Almodôvar, Benavente, Corroios, Parede, Penalva do Castelo, Santa Cruz, Pontinha, Lourinhã ou Sobral do Monte Agraço.

As atuações do Coro da Nova deram-se nos mais variados palcos, de que se destacam, o CCB – Grande Auditório, Aula Magna, Palácio Foz, Palácio Nacional de Mafra, Palácio da Independência, Mosteiro dos Jerónimos, Passos do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, Academia Almadense, ou Centro de Congressos de Lisboa (antiga F.I.L.). As atuações do Coro da Nova passaram ainda por diversas Igrejas de que se destacam, a Igreja da Graça, Igreja de São Vicente de Fora, Igreja do Santo Condestável, Igreja da Encarnação, Igreja de S. Nicolau, Igreja de Santo-o-Novo, Igreja de Marvila, Sé de Lisboa ou a capela do Convento dos Cardais.

Também participa em todas as cerimónias oficiais da Universidade Nova de Lisboa, para as quais seja solicitada a comparência do Coro, e nas quais é apresentado um repertório distinto das duas temporadas de concertos.

Abertura à participação/organização em eventos conjuntamente com outras entidades, de que se destacam a gravação de dois CD’s, a realização de inúmeros concertos conjuntos com outros Coros, ou a participação em encontros de Coros, nos mais variados pontos do país.