O Maestro João Valeriano tem-se mostrado um empenhado entusiasta do desenvolvimento musical do Coro da NOVA, promovendo workshops de técnica vocal, técnica respiratória, concertos com maestros convidados e, acima de tudo, com um trabalho dedicado de escolha de reportório e preparação do mesmo, ensaio após ensaio, num trabalho que nunca considera finalizado de apuro da qualidade de interpretação desde a peça mais singela à mais bem conseguida obra de um consagrado compositor.
Estudou Canto no Conservatório Nacional de Lisboa onde concluiu o Curso Superior de Violeta. Licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Uma obra da sua autoria, a Missa Pro Defunctis, foi apresentada em 2002, em primeira audição, no Museu Gulbenkian, pelo Coro de Câmara de Lisboa.
Fundou e dirigiu a Camarata Vocal de Lisboa com a qual apresentou, em primeira audição, obras corais representativas do repertório sacro dos sécs. XV-XVIII. Dirigiu vários Coros Amadores entre os quais o Coro da Universidade Católica Portuguesa.
Canta, desde 1973, no Coro Gulbenkian onde, além de coralista, exerce igualmente a função de ensaiador.
É licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão, e dirige desde 1994 o Coro da Universidade Nova de Lisboa.