Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Internacional

A NOVA oferece uma gama diversificada de ofertas nas áreas da formação e investigação a estudantes e investigadores interessados em trabalhar nas nossas faculdades e institutos, bem como a todos os que desejam ir estudar para o estrangeiro.


saber mais Internacional

Investigação

Queres fazer parte das equipas de investigação da NOVA?
Tira partido da grande qualidade da nossa investigação e esforça-te por integrar as nossas equipas, cuja excelência de resultados é reconhecida, nacional e internacionalmente.

saber mais Investigação

Empreendedorismo

A NOVA apoia e dinamiza iniciativas de empreendedorismo jovem.
Aqui encontras os meios necessários para estimular a cultura empreendedora, promover o contacto com investidores e ajudar à criação de startups e spin-offs.

saber mais Empreendedorismo

NOVA E-LEARNING

O ensino a distância não substitui o ensino presencial mas dá oportunidades de formação e obtenção de habilitações a todos os que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade. A NOVA dispõe de uma oferta crescente de cursos em múltiplas áreas e especialidades.

saber mais NOVA E-LEARNING

ESCOLA DOUTORAL

A Escola Doutoral da NOVA congrega e dinamiza programas doutorais de faculdades e institutos. A Escola Doutoral garante elevados padrões de qualidade, comuns a todos os programas doutorais.

saber mais ESCOLA DOUTORAL

Nova TV

A NOVA TV é um projeto de televisão on-line que divulga iniciativas, nas áreas do ensino, da investigação e da vida académica contribuindo para um melhor conhecimento da vida na Universidade.

saber mais Nova TV
Satisfação dos Estudantes da NOVA

Em 2010-2011, o Gabinete de Apoio à Qualidade do Ensino aplicou o Inquérito à Experiência dos Estudantes de Primeiro Ciclo de Estudos da NOVA, com dois objetivos:

  1. Conhecer o estado atual da satisfação dos alunos de primeiro ciclo da NOVA;
  2. Perceber quais os atributos dessa satisfação que têm maior importância na constituição da mesma, sendo por isso identificados como seus “determinantes”.

Este inquérito enquadra-se nos estudos transversais incluídos nas Bases Gerais do Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino da NOVA.

O questionário foi repetido em 2011-2012, alargando a população-alvo aos estudantes de segundo ciclo de estudos. Os resultados serão divulgados nesta página brevemente.

Nestas circunstâncias, apresentam-se em seguida os resultados do inquérito de 2010-2011.

Estado Atual dos Estudantes de Primeiro Ciclo de Estudos da NOVA 2010-2011

Os estudantes foram questionados sobre diversos aspetos da sua experiência universitária, estando apresentadas no gráfico abaixo as médias de resposta (desvio-padrão) às perguntas sobre a satisfação global com a unidade orgânica, o ensino, as instalações e equipamentos, os serviços, os sites, a ligação ao exterior da unidade orgânica, a experiência e desenvolvimento pessoal.

Resumo Satisfação Global

Concluiu-se que os estudantes estão satisfeitos, principalmente com a qualidade do ensino, a localização da UO e a imagem e reputação da instituição.

Em resultado da satisfação sentida, os alunos revelam-se leais, não hesitando em recomendar a universidade, sua unidade orgânica e curso a outras pessoas, e não se arrependendo de se terem candidato à instituição que frequentam.

À medida que os anos passam e o aluno aprofunda a sua experiência com a unidade orgânica, o seu nível de satisfação diminuiu em todos os campos, exceto nos relacionados com a melhoria das capacidades de comunicação escrita e oral, como seria aliás espectável. Esta situação pode ser justificada pelo aumento do grau de exigência dos estudantes, bem como pelo ajustamento das expectativas existentes, principalmente nos alunos de primeiro ano.

Para conhecer os resultados completos do estudo, consulte os documentos abaixo:

voltar a «Índice»