Está de volta o Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA, que celebra e distingue práticas de ensino transformadoras, criativas e com impacto real na aprendizagem. Criado com a missão de promover um ensino de excelência em todos os ciclos de estudo, este prémio entra agora na sua quarta edição, continuando a valorizar abordagens pedagógicas que desafiam o convencional e inspiram a comunidade académica.
Nas edições anteriores, destacaram-se projetos que reinventaram a forma de ensinar e aprender: desde modelos participativos no ensino das ciências, à criação de tribunais simulados como método de avaliação, até à aplicação da sala de aula invertida no ensino da bioenergia, tornando-o mais envolvente e eficaz.
Este ano, as candidaturas estão abertas até 26 de setembro e convocam, novamente, as melhoras práticas dos docentes e investigadores de carreira da Universidade NOVA de Lisboa, conforme estipulado no Regulamento.
Os critérios para a atribuição do prémio incluem, entre outros, a relevância e originalidade das práticas implementadas (face às abordagens convencionais), bem como a excelência do docente, considerando o impacto e o alcance das boas práticas pedagógicas.
Procedimento
As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente para o email nova.inov.ped@unl.pt
Documentação obrigatória para a candidatura:
a) Formulário de candidatura devidamente preenchido com a fundamentação da candidatura e comprovativos que evidenciem a informação prestada no
artigo 3o, ponto 3, alíneas a e b, e as evidências exigidas no artigo 5.o, ponto 2;
b) Declaração de consentimento do(s) docente(s) ou investigador(es) proposto(s), que poderá ser descarregado a partir da ligação disponível no próprio anúncio;
c) Curriculum Vitae simplificado do(s) candidato(s);
d) Identificação do endereço do correio eletrónico do responsável pela
candidatura, através do qual serão efetuadas as devidas notificações eletrónicas.
Para mais informações, consulte o Regulamento do Prémio de Inovação Pedagógica