pixel Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa - Dr. Denis Mukwege | Universidade NOVA de Lisboa

Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa - Dr. Denis Mukwege

27 maio 2019
Local: 
Grande Auditório da Nova School of Business & Economics, Campus de Carcavelos

 

No dia 27 de maio, pelas 15h30, no Grande Auditório da Nova School of Business & Economics, Campus de Carcavelos, terá lugar a cerimónia solene de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Denis Mukwege, médico e Nobel da Paz (2018).

O Professor Daniel Traça, Diretor da Nova SBE, fará o elogio do doutorando e o Diretor da NMS|FCM, Professor Jaime Branco, será o padrinho.

Confirmações

A confirmação de presença deverá ser efetuada neste link.

 

Sobre Denis Mukwege

Denis Mukwege é um prestigiado cirurgião ginecológico, fundador e diretor médico do Hospital Panzi General, em Bukavu, República Democrática do Congo (Congo). Estudou Medicina no Burundi e começou a exercer no Christian Hospital of Lemera, em Kivu do Sul, no leste do Congo. Chocado com as terríveis dificuldades pelas quais as mulheres congolesas passavam durante o parto, decidiu especializar-se em obstetrícia e ginecologia. Depois de terminar os estudos em França, voltou a Kivu do Sul, em 1989.

Mukwege fundou o Hospital Panzi General, em Bukavu (1999), uma clínica de atendimento ginecológico e obstétrico, e esperava trabalhar em questões relacionadas com a saúde materna. No entanto, Mukwege e a sua equipa ajudaram a cuidar de mais de 50.000 sobreviventes de abuso sexual. O hospital não só trata sobreviventes com ferimentos físicos, mas também presta serviços jurídicos, psicológicos e sociais às pacientes. Mesmo aquelas que não podem pagar os cuidados médicos pós-violação são tratadas gratuitamente no hospital.

Denis Mukwege tem sido incisivo nos esforços para aumentar a proteção às mulheres, reconhecer os responsáveis ​​pelo ato e levá-los a responder juridicamente. Incansável defensor dos direitos das mulheres na República Democrática do Congo, Mukwege viaja regularmente para dar a conhecer a situação em que vive a maioria das mulheres no leste do Congo e já se dirigiu à Assembleia Geral das Nações Unidas acerca do assunto. É também membro do Comité Consultivo da International Campaign to Stop Rape and Gender Violence in Conflict.

Denis Mukwege foi também vencedor de inúmeros prémios por todo o mundo, incluindo o Prémio Nobel da Paz de 2018, pela defesa contra o abuso sexual como uma arma de guerra e pelos seus meritórios serviços às vítimas de abuso sexual.

Notícias relacionadas

Médico congolês Nobel da Paz "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Nova (LUSA)

Médico Nobel da Paz 'Doutor Honoris Causa' pela Universidade Nova (Notícias ao Minuto)

Médico congolês Nobel da Paz vai ser "Doutor Honoris Causa" pela Universidade NOVA (SAPO)