pixel Ciclo de Conferências NOVA in the Globe: Research in Latin America | Universidade NOVA de Lisboa

Ciclo de Conferências NOVA in the Globe: Research in Latin America

16 abril 2019
Ical
Local: 
Colégio de Campolide

No dia 16 de abril, a Universidade NOVA de Lisboa vai organizar a conferência Research in Latin America, em colaboração com a Universidade de Cambridge. O evento, promovido pelo NOVA In the Globe, reunirá investigadores de Cambridge e da NOVA, de várias áreas e de todas as unidades orgânicas, que realizam investigação aplicada na América Latina, e terá a Universidade de Lancaster como convidada especial do evento.

O evento tem como objetivo explorar oportunidades de colaboração para que investigadores com formações distintas possam trabalhar em projetos conjuntos com impacto na América Latina. Posteriormente, será desenvolvido um trabalho de acompanhamento junto destas equipas para que possam candidatar-se a mecanismos de financiamento internacional.

Procurando estimular o desenvolvimento de ideias para projetos colaborativos e multidisciplinares, os participantes serão divididos em quatro sessões temáticas: Development Economics, Health Science, Science & Technology and Social Sciences & Humanities.

O evento contará não só com a presença do Vice-Reitor da NOVA, Professor João Amaro de Matos, mas também dos professores Emanuel GomesJoão Crespo, Alexandre Abrantes e Pedro Cardim, especialistas nas diferentes áreas temáticas abordadas, e ainda de investigadores da Cambridge Global Challenges (CGC), um centro transversal da Universidade de Cambridge que tem como objetivo promover a investigação multidisciplinar com impacto em países em desenvolvimento.

A criação do NOVA Instituto de Desenvolvimento Global (NOVA In The Globe) é uma das apostas estratégicas da NOVA que, à semelhança do modelo do Cambridge Global Challenges (CGC), é concebido como um centro transversal a toda a instituição que promove a convergência e a interdisciplinaridade de áreas e cuja investigação é guiada por objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Conferência Research in Latin America é a terceira ação promovida no âmbito da criação deste Instituto, sucedendo à Conferência Research in Africa, também em parceria com a Universidade de Cambridge, e à Conferência Research in Europe, em parceria com a Universidade de Lancaster, que tiveram lugar na Reitoria da NOVA em outubro de 2018 e janeiro de 2019, respectivamente.

 

*workshop reservado aos investigadores inscritos