pixel Concerto da Primavera 2019 | Universidade NOVA de Lisboa

Concerto da Primavera 2019

31 maio 2019
Local: 
Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

O Coro da Nova volta aos concertos para celebrar a Primavera. Com um programa inteiramente a capella dedicado à música sacra, aos polifonistas portugueses e europeus, ou aos espirituais negros, os concertos realizam-se nos dias 31 de maio, pelas 21h00, na Reitoria da Universidade Nova, e 2 de Junho, às 17h30, na Igreja da Graça, e serão dirigidos pelo maestro João Valeriano.

Criado em 1988, por então alunos da Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, o Coro da Nova constituiu-se como associação sem fins lucrativos em Maio de 2008, para promover e divulgar a música. O seu repertório diversificado inclui obras corais sinfónicas do reportório barroco e clássico, polifonia dos séculos XVI, XVII e XVIII, bem como música popular harmonizada de autores portugueses e estrangeiros.

O maestro João Valeriano, que dirige o coro desde 1994, estudou Canto no Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu o curso superior de violeta e licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Uma obra da sua autoria, a “Missa Pro Defunctis”, foi apresentada em 2002, em primeira audição, no Museu Gulbenkian, pelo Coro de Câmara de Lisboa.

João Valeriano dirigiu vários coros amadores, entre os quais o Coro da Universidade Católica Portuguesa, e cantou, entre1973 e 2013, no Coro Gulbenkian, onde exerceu também a função de ensaiador. É licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão.