pixel Coro da NOVA apresenta concerto “Magnum Mysterium” | Universidade NOVA de Lisboa

Coro da NOVA apresenta concerto “Magnum Mysterium”

9 dezembro 2022
Local: 
Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

Tem início às 21 horas e a entrada é livre.

 

O recital desenvolve-se em torno dos motetes “O Magnum Mysterium” de Tomás Luís de Victoria (1548-1611) e de Francis Poulenc (1899-1963), dois compositores, o primeiro ibérico, o segundo francês, separados entre si por quase quatro séculos.

Cada uma destas composições abre a porta a dois quadros distintos, nos quais serão interpretadas obras de estéticas e períodos próximos da primeira, sob a temática do presépio e adoração do menino nascido. Algumas das peças são acompanhadas por órgão.

O concerto termina com um terceiro quadro dedicado à música tradicional portuguesa de Natal.

Para além dos motetes de Tomás Luís de Victoria e Francis Poulenc, o Coro da Nova interpreta neste recital compositores como Georg Friedrich Händel, Johan Sebastian Bach, Max Reger, Gustav Holst, Camille Saint-Saëns, Hector Berlioz, Otto Olson, Mário de Sampayo-Ribeiro e Fernando Lopes-Graça.

Criado em 1988, e dirigido durante 30 anos, até final de 2019, pelo maestro João Valeriano, o Coro da Nova fez sua missão promover e divulgar a música europeia e universal, o que tem feito ao longo dos seus 34 anos de vida, incluindo no seu reportório um vasto leque de obras corais sinfónicas dos reportórios barroco e clássico, da polifonia dos séculos XVI e XVII, bem como da música popular harmonizada por compositores portugueses e estrangeiros.

Diogo Gonçalves, maestro do Coro da Nova desde outubro de 2021, é também maestro do coro juvenil “New Youth Choir” desde 2019. Flautista, licenciado em Música – Flauta Transversal, e com mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, apresenta-se regulamente em concerto como instrumentista a solo, ou em agrupamentos de câmara. É professor de Música e Flauta Transversal no colégio Salesianos de Lisboa, foi diretor pedagógico da escola de música “Musicentro” entre 2010 e 2014.

Nicholas McNair, radicado em Portugal desde 1980, é pianista, organista, professor de improvisação em piano na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1987 e compositor, e tem colaborado ao longo dos anos com o Coro da Nova em inúmeros concertos.

Há ainda outras duas datas previstas: sábado, 10 de dezembro, na Sé de Lisboa, pelas 18h0; e domingo, 11 de dezembro, na Igreja Santo António de Lisboa, pelas 18h30