pixel Territórios Nómadas - Os Passos em Volta - Trafaria | Universidade NOVA de Lisboa

Territórios Nómadas - Os Passos em Volta - Trafaria

Territórios nómadas - foto de Joana Braga
25 junho 2022 a 26 junho 2022

TERRITÓRIOS NÓMADAS

Junho 2021 – Outubro 2022

Curadoria: Joana Braga, Margarida Brito Alves e Margarida Medeiros

Enquadrado no projeto T-Factor, Territórios Nómadas é um ciclo de caminhadas que pretende contribuir para a compreensão da Trafaria através de um envolvimento direto com o local e com as suas diversas comunidades.

Nesse sentido, e a partir de percursos que serão definidos por participantes convidados, a Trafaria será atravessada com base em diferentes perspetivas e abordada não apenas enquanto território com características geográficas e físicas que lhe são específicas, mas também como um lugar que incorpora histórias e memórias, ou como um espaço político e social.

Fotografia: Joana Braga

OS PASSOS EM VOLTA - TRAFARIA

Percurso-performativo de Diogo Alvim e Joana Braga com vídeo de Tânia Moreira David

Sábado e domingo, 25 e 26 de Junho, 17h30

Os Passos em Volta - Trafaria é um percurso performativo que intima a imersão nos pormenores dos lugares que atravessa ao convocar o silêncio, a escuta e uma percepção táctil do mundo. Propõe uma leitura coreográfica da caminhada ao longo de uma trajectória fragmentada em pequenos trechos, à qual se justapõem fragmentos de som e vídeo que suscitam uma reconfiguração daqueles lugares e desvelam as suas relações com um espaço e uma temporalidade alargados.

Num momento em que as várias dimensões da vida se parecem subordinar a um regime produtivista, como podemos pensar a temporalidade de delonga que o acto de caminhar convoca? Como experienciamos esta dilatação do presente? Neste tempo marcado pela necessidade do novo e pela obsolescência programada de lugares e objetos, como podemos pensar aquilo que perdura além da sua utilidade funcional? Como pode a atenção às qualidades dos espaços obsoletos confrontar-nos com o que reduz tudo ao seu valor de troca? Fragmento, obsolescência, memória, incerteza, abertura ao futuro, como é que a ruína potencia um olhar renovado do presente?

O resto incompleto de uma parede ou os pedaços quebrados de uma cantaria testemunham a sobrevivência da construção às forças da destruição: o terramoto, o avanço das águas, o assédio da guerra, a ameaça nuclear e a devastação da inovação capitalista. Estes fragmentos persistentes revelam a sua potência de abrigo. Os Passos em Volta - Trafaria é um percurso performativo na arriba da Trafaria em que o presente se ilumina como campo de ruínas.

Este é o primeiro momento público do projeto Os Passos em Volta, evocando Herberto Hélder, que explora a caminhada como forma de pesquisa e prática artística. Partindo da pesquisa e práticas situadas em três lugares distintos – Trafaria, Caldas da Rainha e Lisboa, desenvolvem-se três performances site-specific que problematizam e reinventam as formas e os ritmos com que nos relacionamos com o espaço. Os Passos em Volta é um projeto financiado pela Direção Geral das Artes.

 

Inscrições: nomadasterritoriosnomadas@gmail.com

Ponto de encontro: 38°39'37.70"N   9°14'6.70"W (será enviado um mapa com indicações depois da inscrição)

Duração aproximada: 2h

Nr. máx. de participantes: 20

Faixas etárias: jovens e adultos

Aconselha-se vivamente a utilização de calças e sapatos fechados.
Sugere-se que levem chapéu, água e protetor solar.