pixel Conferência Advanced Materials - To innovate in the future, the journey starts here | 16 junho | Universidade NOVA de Lisboa

16 junho 2021

To innovate in the future, the journey starts here

A conferência será online no dia 16 de junho entre as 9h30 e as 18h00

Hoje a ciência é essencial para possibilitar conforto e bem-estar, bem como prosperidade para regiões e países. Isso implica estimular a criatividade dos cientistas e as consequentes inovações para dar suporte aos desafios sociais atuais. A este respeito, os materiais avançados oferecem uma variedade de soluções que se baseiam na ideia de que “Os materiais estão em todo o lado até no nosso corpo!”. Dentro dessas soluções, é vital considerar o reaproveitamento de resíduos, a reciclagem e a circularidade para atender a uma Agenda Verde e trazer um meio ambiente eco-sustentável, pois não temos um planeta B como solução alternativa!

Nesse sentido, o futuro de nosso planeta terá materiais avançados no centro do nosso progresso e não pode ser pensado como um aglomerado isolado. Na verdade, o papel dos materiais avançados é fomentar diversos setores económicos, explorando materiais nas suas múltiplas latitudes para fornecer excelentes aplicações estruturais e funcionais de materiais, particularmente pela compreensão da nanoescala, já que esta é a escala pela qual o digital, bio, e mundos físicos podem comunicar e interagir.

O objetivo desta conferência, que se realiza sob os auspícios da Presidência Portuguesa da União Europeia, é contribuir para o futuro, onde os materiais avançados são a força motriz das transformações sociais e económicas.

Mais informações, inscrições e programa.

Organizado por:

Advanced Materials Cluster, IST|UL & NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA

Elvira Fortunato | Rogério Colaço | Fátima Montemor | Paulo Ferreira | João Paulo Borges | Pedro Amaral | Rodrigo Martins