pixel Apresentação de três obras sobre saúde - estilos de vida, tecnologia e envelhecimento - assista online | Universidade NOVA de Lisboa

Apresentação de obras sobre saúde
4 maio 2022

A Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Amélia de Mello e a Principia Editora juntam-se para o lançamento das obras Saúde e Estilos de Vida, Novas Tecnologias em Saúde e Desafios do envelhecimento para a Saúde, a Economia e a Sociedade, que terá lugar no dia 04 de maio, às 11horas, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

O evento terá transmissão online .

Como está a saúde dos portugueses? Que impacto têm os estilos de vida da população na qualidade da sua saúde? De que modo os avanços tecnológicos vão melhorar a qualidade da prestação dos cuidados de saúde? Que desafios enfrentará a comunidade médica perante uma sociedade cada vez mais envelhecida?

Estas reflexões estão reunidas nas obras Desafios do envelhecimento para a Saúde, a Economia e a Sociedade e Saúde e Estilos de Vida coordenadas pelo Professor Jaime Branco e, respetivamente, pela Professora Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School (NMS) e pela Professora Conceição Calhau, Professora Catedrática e Subdiretora da NMS, e produzidas com o apoio da Fundação Amélia de Mello, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial Alfredo da Silva.

Também o livro Novas Tecnologias em Saúde, coordenado pelos Professores José Paulo Santos e Ricardo Vigário, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, cujo prefácio esteve a cargo do Professor Jaime Branco, aborda a importância do avanço tecnológico, não só em todas as tarefas administrativas relacionadas com a Saúde, como na melhoria da precisão diagnóstica e do tratamento, nomeadamente o cirúrgico, apelando a uma capacitação cada vez maior de toda a classe médica.

Os três livros reúnem contribuições científicas de investigadores da Universidade NOVA de Lisboa e de outras instituições académicas nacionais, que aqui trazem uma análise sobre a saúde dos portugueses num contexto pós-pandémico e em que fica provado que até nesta situação de risco infecioso viral generalizado as atitudes e os comportamentos individuais são os maiores influenciadores, determinantes para a proteção das pessoas e das populações. Do mesmo modo, a pandemia por SARS COV2, que assolou a Europa e todo o mundo desde o início do ano de 2020, veio mostrar, de forma inequívoca, a vulnerabilidade dos grupos etários mais idosos.