pixel NOVA atribui Doutoramento Honoris Causa a Carlos Moedas - 1 fevereiro 2022 | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA atribui Doutoramento Honoris Causa a Carlos Moedas - 1 fevereiro 2022

Carlos Moedas
1 fevereiro 2022

A Universidade NOVA de Lisboa atribui no próximo dia 1 de fevereiro, pelas 17 horas, o título Doutor Honoris Causa a Carlos Moedas, em cerimónia presidida pelo Reitor, João Sàágua. O evento, a decorrer na Reitoria, será transmitido por streaming no canal de YouTube da NOVA.

A Vice-Reitora da NOVA, Elvira Fortunato, será a madrinha do laureado e proferirá também a oração laudatória.

Enquanto Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, entre 2014 e 2019, Carlos Moedas foi mentor da criação do Conselho Europeu de Inovação (EIC). Esta unidade complementar do Conselho Europeu de Investigação (ERC) promove a implementação de ideias criativas e disruptivas geradas por talentos à sua aplicabilidade a casos concretos da sociedade. Incentivou também a regulamentação europeia com base na evidência científica não polarizada por interesses de grupos ou setores, criando, para o efeito, o Mecanismo de Aconselhamento Científico à Comissão, com o apoio de todas as Academias Europeias, sem exceção, tendo por objetivo a realização de estudos e propostas de recomendações para o apoio na tomada de decisões.

No âmbito do novo Programa-quadro, Horizonte Europa, Carlos Moedas desempenhou ainda um papel relevante, ao ter apresentado uma proposta com um aumento do orçamento em cerca de 30%.

Detentor de vários prémios nacionais e internacionais, de que são exemplos os Honoris Causa atribuídos pela Universidade de Cork, Irlanda, em 2016, e pela École Supérieure de Commerce de Paris, França, em 2018, Carlos Moedas contribuiu para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e no mundo.

Mais informações: nova.eventos@unl.pt