pixel NOVA Escola Doutoral apresenta David Giltner | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA Escola Doutoral apresenta David Giltner

22 fevereiro 2023
Local:
Auditório A - Reitoria

Incluída nas celebrações dos 50 anos da NOVA – e 10 anos da NOVA Escola Doutoral – a sessão agendada para o dia 22 de fevereiro, no auditório da Reitoria, será muito especial, já que conta com a presença do prestigiado fundador do site Turning Science para nos falar sobre a transição da academia para o mundo empresarial

Criada em 2013, a NOVA Escola Doutoral tem como propósito prestar formação transversal aos estudantes de doutoramento, em regra cursos de curta duração igualmente abertos a professores e investigadores de toda a comunidade NOVA.

Agora, e contando com o apoio do programa American Corner, que é promovido pela Embaixada dos EUA, e no âmbito das celebrações dos 50 anos da NOVA, o convidado é David Giltner, prestigiado orador motivacional, e fundador do site Turning Science, que desde 2017 ajuda cientistas em todo o planeta a singrarem no mundo dos negócios.

Inscreva-se aqui!

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023

9:30h - 10:30h: Desenhar o seu próprio percurso profissional no sector privado

As carreiras académicas têm percursos bem definidos, mas as carreiras no sector privado não. Por onde se começa?

Eis o que propõe David Giltner: "Aprenda cinco passos importantes para construir uma carreira empolgante no sector privado que se adapte aos seus pontos fortes! Os cientistas e engenheiros lutam frequentemente para planear uma carreira no sector privado. A maioria dos nossos professores não tem experiência na concepção de uma carreira no sector privado e não nos pode ajudar. Lembro-me de o meu próprio orientador me dizer 'Se entrarem na indústria, estão por vossa conta'!

Mas não é tão difícil como parece desenhar uma carreira que seja excitante, gratificante e, acima de tudo, que se ajuste aos seus próprios pontos fortes e interesses pessoais. Neste seminário vou ensinar-vos o processo que utilizei para a minha própria carreira e que ensinei a muitos outros."

Objetivos de aprendizagem
1. Cinco passos para conceber uma carreira excitante e gratificante no sector privado
2. Como determinar que pontos fortes são mais importantes para uma carreira na indústria
3. A melhor maneira de convencer um responsável de contratação para a indústria de que serão uma mais-valia para a empresa

30 minutos de pausa

11:00h - 12:30h: Contar Melhores Histórias com os Mesmos Factos

Aprenda a falar sobre a sua experiência de investigação académica de uma forma que ajude um agente de contratação da indústria a ver que é valioso e que está pronto para a indústria!

Breve biografia do orador

David Giltner passou mais de vinte anos a desenvolver tecnologia fotónica de ponta em produtos comerciais nos campos da comunicação óptica, deteção remota, energia direcionada, e instrumentação científica.

Além disso, é o autor dos livros Transformando a Ciência em Coisas que as Pessoas Necessitam e É um Jogo, não uma Fórmula e é um orador e mentor internacionalmente reconhecido sobre os tópicos da comercialização de tecnologia, desenvolvimento de produtos e desenho de carreiras.

Giltner desenvolveu ainda a capacidade única de trabalhar bem tanto em círculos altamente técnicos como comerciais e foi frequentemente intérprete para ajudar estes dois mundos a comunicar de forma mais produtiva.

Em 2017 iniciou a TurningScience para dar formação e apoio a cientistas de todas as disciplinas que procuram trabalhar no sector privado como empregados, colaboradores, ou empresários.

David Giltner tem um doutoramento em física e detém sete patentes nos campos da espectroscopia laser e da comunicação óptica.