pixel NOVA Science Day 2020 - 3º Encontro de Ciência da NOVA | 22 setembro | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA Science Day 2020 - 3º Encontro de Ciência da NOVA | 22 setembro

NOVA Science Day 2020
22 setembro 2020
Ical

 

ASSISTIR AO NOVA SCIENCE DAY EM DIRETO

(disponível dia 22 de setembro)


O NOVA Science Day está de regresso para a sua terceira edição no dia 22 de setembro, entre as 9h30 e as 18h00, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. Este encontro de ciência tem como principal objetivo reunir e aproximar a comunidade científica da NOVA, bem como dar a conhecer a investigação que é produzida nesta universidade.

Este ano, devido às restrições impostas pela Direcção Geral da Saúde (DGS) em resposta à pandemia por COVID-19, o evento será transmitido em live streaming no canal de Youtube da NOVA para toda a comunidade académica e científica, a partir do auditório principal.

Programa do NOVA Science Day 2020


A NOVA, A SUSTENTABILIDADE E OS ODS

O 3º Encontro de Ciência da NOVA será dedicado à Sustentabilidade e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estando dividido em duas sessões.

  • Sessão da Manhã

A sessão da manhã será dedicada a apresentações de personalidades na área da investigação e inovação, incluindo o Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor; o Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Engenheiro Carlos Moedas; o representante do ERC na área das Engenharias e Ciências Físicas, Dr. Martin Penny; e ainda o Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), Professor Eduardo Maldonado, para nos falar um pouco sobre o novo pacto ecológico europeu – Green Deal. O encontro conta ainda com a presença de um representante das Nações Unidas em Portugal, que será anunciado em breve. À semelhança das edições anteriores, será também entregue o Prémio de Investigação Colaborativa Santander-NOVA 2019/2020, na área das Ciências Sociais e Humanas.

  • Sessão da Tarde

Durante a tarde terão lugar breves apresentações de nove investigadores da NOVA que desenvolvem investigação ligada à Sustentabilidade. O Vice-Reitor para Internacionalização, Professor João Amaro de Matos, e o Vice-Reitor para a Saúde, Professor José Fragata, farão também intervenções durante a tarde, respetivamente sobre o posicionamento da NOVA nos rankings internacionais e sobre as várias iniciativas e investigação desenvolvidas pela NOVA no combate à pandemia.

Antes do encerramento terá lugar o lançamento de um livro na área da energia fotovoltaica, da autoria da Professora Elvira Fortunato, do Professor Rodrigo Martins e do Professor Hugo Águas. O encerramento estará a cargo da Vice-Reitora para a Investigação, Professora Elvira Fortunato.


Ver mais