pixel Raios cósmicos e arqueologia: EUTOPIA TALKS estão de regresso à NOVA Cairo | Universidade NOVA de Lisboa

Raios cósmicos e arqueologia: EUTOPIA TALKS estão de regresso à NOVA Cairo

4 junho 2024

Agendada para as 10h GMT, a 4ª palestra desta série de EUTOPIA Talks promete deslindar como se estão a usar partículas subatómicas para criar imagens de objetos do nosso património cultural – caso por exemplo, da Grande Pirâmide de Gizé. Saiba aqui como assistir   

Numa sessão chamada “Radiografia de Muões - Raios cósmicos aplicados à arqueologia”, o palco é de Michael Tytgat, investigador da Vrije Universiteit Brussel (VUB) – universidade parceira da NOVA na EUTOPIA, aliança de universidades europeias de que fazemos parte – que, no próximo dia 4, promete deslindar o que a técnica em questão pode fazer.  

Semelhante à radiografia, trata-se de uma tecnologia que, em vez de raios X, serve-se de uma outra partícula – o muão – para gerar imagens tridimensionais de volumes com grandes dimensões.   

Usada principalmente em vulcanologia, tem sido cada vez mais aplicada também à arqueologia, em particular no estudo da Pirâmide de Gizé.   

Esta é já a 4ª palestra da série EUTOPIA Talks, a decorrer ao longo de 2024 no campus da NOVA na capital egípcia, com investigadores de topo dos vários parceiros da EUTOPIA.   

Intituladas "Bridging Continents through Scientific Dialogues", as EUTOPIA Talks – cujas três primeiras sessões estão disponíveis aqui – convidam todos a ligar-se, mais uma vez, ao campus da NOVA no Cairo.   

Inscrições aqui!  

 

 

NOVA no Cairo como em Lisboa   

NOVA Cairo é o único campus de uma universidade portuguesa no estrangeiro e está localizada na região onde está a ser construída a nova capital administrativa do Egito.    

Cinco cursos diferentes da Nova School of Business and Economics, da NOVA School of Technology Executives e da NOVA Information and Management School são propostos aos alunos deste primeiro campus português no norte de África.   

Os cursos e exames são em inglês, e os mesmos conteúdos e metodologias são seguidos simultaneamente no Cairo e em Lisboa.