pixel Orquestra Académica Metropolitana - Philip Glass: A Luz | Universidade NOVA de Lisboa

Orquestra Académica Metropolitana - Philip Glass: A Luz

13 dezembro 2019
Local: 
Reitoria da NOVA, Campus de Campolide

 

Sexta-feira, dia 13 de dezembro, pelas 21h00, Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A música e a ciência partilham entre si o mistério do conhecimento. Tempos houve em que mantiveram uma relação tão estreita que não se distinguiam, na convicção de que a música continha a «solução numérica» que desvendaria os enigmas do universo. Na era moderna, o fenómeno musical privilegiou as dimensões estética e social, seja na condição de obra artística, seja enquanto paisagem sonora ou celebração das nossas vidas.

Philip Glass celebrou a ciência na obra orquestral A Luz, designadamente, o centenário da investigação realizada em 1887 por Albert Michelson e Edward Morley sobre o movimento relativo da matéria, a qual constatou a velocidade uniforme da luz e abriu caminho à fundamentação da teoria da relatividade de Albert Einstein.

Enquadrada nas características da música minimal, a partitura expõe uma dramatização do percurso que conduz do desconhecido à exaltação da descoberta. O programa completa-se com duas obras de Gabriel Fauré que remontam àquele período. Primeiro, a estilização orquestral de uma dança de corte baseada numa peça para piano pré-existente, precisamente datada de 1887. Depois, quatro das peças musicais que, em 1898, o compositor francês acrescentou a uma produção teatral inglesa do texto simbolista de Maurice Maeterlinck, Pelléas et Mélisande.

G. Fauré Pavane, Op. 50
G. Fauré Suíte da música da peça teatral Pélleas et Mélisande, Op. 80
Philip Glass A Luz
Jean-Marc Burfin e/ou Alunos do Curso de Direção de Orquestra da ANSO


M/6
BILHETES À VENDA
Preçário: 5€
Reservas / Info: 21 361 73 21
Na Sede da Metropolitana,
segunda a sexta-feira - 10h30 - 17h30
No dia e local do concerto, a partir das 20h00