Os investigadores são cada vez mais avaliados também pela sua capacidade de transmitir ideias e conhecimentos. Este curso de 3 dias tem como objectivo ajudar os alunos a desenvolver as suas capacidades de comunicação em diferentes situações.
O curso olha para a comunicação de ciência como um processo único, criando oportunidades de treino para a comunicação escrita e oral, destinada quer a audiências de pares, quer a um público leigo.
De um modo geral, o curso segue três linhas principais: escrever, falar, dialogar. O curso começa com um modelo mais tradicional de comunicação de ciência, focando-se na estrutura de artigos científicos, tanto nas ciências naturais e exactas como nas ciências sociais e humanidades. O segundo dia é dedicado a ultrapassar as dificuldades mais comuns na altura de enfrentar uma audiência, desde estruturar a apresentação até ao domínio da postura e voz, através de técnicas de improvisação teatral. Por fim, o curso advoga que os cientistas devem sair das suas torres de marfim para dialogar com o público, seja através dos media ou interagindo directamente com o público.
CURSO DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA (pdf)
Aos estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa
Ana Sanchez, Coordenadora do Gabinete de Comunicação, ITQB
Ana Sanchez, Coordenadora do Gabinete de Comunicação, ITQB
António Granado, Jornalista e Professor auxiliar, FCSH
Sérgio Rosendo, Investigador auxiliar, FCSH
Vasco Trigo, Jornalista
Joana Lobo Antunes, Pós-doc em Comunicação de Ciência ITQB/FCSH
Romeu Costa, Actor
Para o Curso de Comunicação de Ciência, os alunos devem trazer:
1 ECTS (3 dias)
Aulas teóricas - 8h
Aulas práticas - 16h
Leitura/auto-estudo - 4H
No final do curso, os alunos devem estar familiarizados com os desafios da comunicação de ciência a diferentes níveis:
Os exercícios de comunicação durante o curso não são avaliados para garantir que os alunos expressam as suas verdadeiras dificuldades e experimentam diferentes soluções.
Como elemento adicional de avaliação será utilizada a apresentação final para uma audiência leiga.
Olson, Randy (2009). "Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style". London: Island Press.
Schimel, Joshua (2011). "Writing Science: How to Write Papers That Get Cited and Proposals That Get Funded". Oxford University Press