pixel Curso de Comunicação de Ciência [Science Communication] - 17ª edição | Universidade NOVA de Lisboa

Curso de Comunicação de Ciência [Science Communication] - 17ª edição

Curso de Comunicação de Ciência [Science Communication]

O QUE É?

Descrição do curso

Os investigadores são cada vez mais avaliados também pela sua capacidade de transmitir ideias e conhecimentos. Este curso de 3 dias tem como objectivo ajudar os alunos a desenvolver as suas capacidades de comunicação em diferentes situações. 
O curso olha para a comunicação de ciência como um processo único, criando oportunidades de treino para a comunicação escrita e oral, destinada quer a audiências de pares, quer a um público leigo. 
De um modo geral, o curso segue três linhas principais: escrever, falar, dialogar. O curso começa com um modelo mais tradicional de comunicação de ciência, focando-se na estrutura de artigos científicos, tanto nas ciências naturais e exactas como nas ciências sociais e humanidades. O segundo dia é dedicado a ultrapassar as dificuldades mais comuns na altura de enfrentar uma audiência, desde estruturar a apresentação até ao domínio da postura e voz, através de técnicas de improvisação teatral. Por fim, o curso advoga que os cientistas devem sair das suas torres de marfim para dialogar com o público, seja através dos media ou interagindo directamente com o público.

CURSO DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA (pdf)

A QUEM SE DESTINA?

Aos estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa

QUANDO E ONDE?

 

CORPO DOCENTE

Coordenadora do Curso

Ana Sanchez, Coordenadora do Gabinete de Comunicação, ITQB

Formadores

Ana Sanchez, Coordenadora do Gabinete de Comunicação, ITQB
António Granado, Jornalista e Professor auxiliar, FCSH
Sérgio Rosendo, Investigador auxiliar, FCSH
Vasco Trigo, Jornalista
Joana Lobo Antunes, Pós-doc em Comunicação de Ciência ITQB/FCSH
Romeu Costa, Actor

HORAS DE TRABALHO E AVALIAÇÃO

Indicações (pré-requisitos)

Para o Curso de Comunicação de Ciência, os alunos devem trazer:

  • Uma cópia impressa de um resumo do seu trabalho de investigação escrito pelo próprio (máx 300 palavras)
  • Uma cópia impressa de um artigo de investigação (não um artigo de revisão) típico da sua área de investigação – um artigo que considerem bom
  • Uma apresentação oral de 3 minutos (sem suporte visual) sobre o seu trabalho, destinada a uma audiência não especialista.
  • Para o 3º dia do curso, os alunos devem trazer um computador pessoal.

Carga horária (actividade/número de horas)

1 ECTS (3 dias)

Aulas teóricas - 8h
Aulas práticas - 16h
Leitura/auto-estudo - 4H

Objetivos de aprendizagem

No final do curso, os alunos devem estar familiarizados com os desafios da comunicação de ciência a diferentes níveis:

  • Leitura de um artigo científico
  • Escrita das diferentes secções de um artigo científico
  • Organização das ideias
  • Apresentação perante uma audiência – postura, voz, conteúdo
  • Simplificação da mensagem
  • Interacção com os media

Avaliação

Os exercícios de comunicação durante o curso não são avaliados para garantir que os alunos expressam as suas verdadeiras dificuldades e experimentam diferentes soluções.

Como elemento adicional de avaliação será utilizada a apresentação final para uma audiência leiga.

  • Dedicação aos exercícios propostos - 80%
  • Apresentação final - 20 %

LEITURA RECOMENDADA

Olson, Randy (2009). "Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style". London: Island Press. 
Schimel, Joshua (2011). "Writing Science: How to Write Papers That Get Cited and Proposals That Get Funded". Oxford University Press