O curso de Design Thinking é sobre acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional, de modo a chegar a soluções novas, relevantes e com um impacto positivo.
Este curso contribui para aumentar a confiança nas suas capacidades criativas e mostra-lhe como transformar aquilo que lhe parecem desafios difíceis em oportunidades.
Este curso de 2 dias proporciona aos estudantes de doutoramento um conjunto de ferramentas e técnicas para pensar diferente, para ver novas oportunidades e para criar soluções inovadoras com impacto.
DESIGN THINKING - DESCRIÇÃO DO CURSO (PDF)
Este curso destina-se a estudantes de doutoramento da Universidade Nova de Lisboa e Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc) que queiram aumentar a criatividade e as competências de investigação qualitativa, aplicadas ao desenvolvimento pessoal ou a novos empreendimentos.
17.ª edição: 10/11 e 17/11/2018 (sábados) | 9h - 18h | Local: a designar (NOVO)
Carga Horária Total: 28 horas // 1 ECTS (2 dias)
Aulas / Seminários: 16 horas
Estudo / Leitura: 10 horas
Avaliação: 2 horas
Os participantes trabalham em equipas e desenham um projeto inovador do princípio ao fim, passando por todos os passos que caracterizam o processo de design thinking.
Os participantes não vão assentar apenas em processos analíticos mas também mostrar as suas capacidades de identificação de todos os aspetos salientes e por vezes contraditórios de um problema confuso. Vão poder criar novas soluções que vão além e melhoram drasticamente as alternativas existentes.
O processo centra-se numa abordagem de 3 etapas:
Etapa 1 – INSPIRAR – identificar problemas e oportunidades que motivam a procura de novas ideias. Inclui a definição do desafio, a observação de utilizadores, a revisão de utilizadores extremos e a formação e criação de novos conhecimentos.
Etapa 2 – IDEALIZAR – gerar grandes ideias, indo para uma fase mais abstrata para enquadrar abertamente novas oportunidades, debater ideias, sintetizá-las e classificá-las/categorizá-las.
Etapa 3 – IMPLEMENTAR – Passar das ideias apontadas num post it para a realidade. O principal objetivo é experimentar, criar guiões e preparar apresentações que vão iluminar e ajudar a afinar a nossa solução de futuro.
Os participantes reveem e integram a metodologia de design thinking nos seus objetivos pessoais, de investigação e de empreendedorismo.
Utilização de 3 técnicas de design thinking (debate, empatia, universo paralelo)
Timothy Clark, Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, John Wiley & Sons 2012
Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008