pixel Curso de Design Thinking - 21ª edição | Universidade NOVA de Lisboa

Curso de Design Thinking - 21ª edição

Curso de Design Thinking

 

 

 

 

 

O QUE É?

Descrição do curso 

O curso de Design Thinking é sobre acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional, de modo a chegar a soluções novas, relevantes e com um impacto positivo. 
Este curso contribui para aumentar a confiança nas suas capacidades criativas e mostra-lhe como transformar aquilo que lhe parecem desafios difíceis em oportunidades. 

O que é o Design Thinking? 

  • Centra-se na pessoa – O Design Thinking começa com uma profunda empatia e conhecimento das necessidades e motivações das pessoas. 
  • É colaborativo – Grandes mentes juntas são sempre mais fortes a resolver um desafio do que apenas uma. O Design Thinking beneficia, assim, de diversos pontos de vista e perspetivas e é um processo em que a criatividade de um reforça a criatividade de todos. 
  • É otimista – Acredita que todos podemos criar mudança – não importa quão grande é o problema, quão curto é o tempo ou quão baixo é o orçamento. Não importa que constrangimentos existem, este pode ser um processo agradável. 

Este curso de 2 dias proporciona aos estudantes de doutoramento um conjunto de ferramentas e técnicas para pensar diferente, para ver novas oportunidades e para criar soluções inovadoras com impacto.

DESIGN THINKING - DESCRIÇÃO DO CURSO (PDF)

PARA QUEM?

Este curso destina-se a estudantes de doutoramento da Universidade Nova de Lisboa e Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc) que queiram aumentar a criatividade e as competências de investigação qualitativa, aplicadas ao desenvolvimento pessoal ou a novos empreendimentos.

QUANDO e ONDE?

21.ª edição: 27/02 e 28/02/2020 (5f e 6f) - 9h30-18h30 | Local a designar | Edição em Língua Portuguesa

CARGA HORÁRIA

Carga Horária Total: 28 horas // 1 ECTS (2 dias)
Aulas / Seminários: 16 horas
Estudo / Leitura: 10 horas
Avaliação: 2 horas

Dia 1 (Competências de Design Thinking) 

Os participantes trabalham em equipas e desenham um projeto inovador do princípio ao fim, passando por todos os passos que caracterizam o processo de design thinking. 

Os participantes não vão assentar apenas em processos analíticos mas também mostrar as suas capacidades de identificação de todos os aspetos salientes e por vezes contraditórios de um problema confuso. Vão poder criar novas soluções que vão além e melhoram drasticamente as alternativas existentes. 

O processo centra-se numa abordagem de 3 etapas: 
Etapa 1 – INSPIRAR – identificar problemas e oportunidades que motivam a procura de novas ideias. Inclui a definição do desafio, a observação de utilizadores, a revisão de utilizadores extremos e a formação e criação de novos conhecimentos. 
Etapa 2 – IDEALIZAR – gerar grandes ideias, indo para uma fase mais abstrata para enquadrar abertamente novas oportunidades, debater ideias, sintetizá-las e classificá-las/categorizá-las. 
Etapa 3 – IMPLEMENTAR – Passar das ideias apontadas num post it para a realidade. O principal objetivo é experimentar, criar guiões e preparar apresentações que vão iluminar e ajudar a afinar a nossa solução de futuro. 

Dia 2 (Aplicação – Investigação, Carreira ou Projeto) 

Os participantes reveem e integram a metodologia de design thinking nos seus objetivos pessoais, de investigação e de empreendedorismo. 

  • Revisão e aplicação ao doutoramento do processo de design thinking 
  • Design Thinking Mash-Up Project – Conjuntos de competências + criatividade e debate de ideias 
  • Imaginação do futuro – Projeto transdisciplinar e Modelo de negócio U

CORPO DOCENTE E AVALIAÇÃO

Coordenadores do Curso

Guilherme Victorino

Fernando Bação

Docentes

Joana Marques

Guilherme Victorino

AVALIAÇÃO

Utilização de 3 técnicas de design thinking (debate, empatia, universo paralelo)

MAIS INFO

Leitura recomendada

Timothy Clark, Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, John Wiley & Sons 2012
Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008