pixel Curso de Gestão de Projetos [Project Management]-29ªEdição | Universidade NOVA de Lisboa

Curso de Gestão de Projetos [Project Management]-29ªEdição

Curso de Gestão de Projetos

 

 

 

 

 

O QUE É?

Descrição do curso

As competências técnicas de gestão de projetos ligadas à gestão do âmbito, tempo, riscos, comunicação e qualidade de um projeto têm sido desenvolvidas desde há 50 anos atrás e são actualmente reconhecidas como úteis para o planeamento e controlo dos projetos ou programas que as pessoas ou organizações desenvolvem no mercado.

São desenvolvidos projetos em qualquer sector da sociedade - investigação, comércio, seguros, banca, transportes, construção, saúde, educação, por exemplo - e a visão de um projeto como forma de gerar conhecimento, desenhar soluções, produzir novos produtos, introduzir inovação, ganhar vantagem competitiva, foi disseminada de forma global. Durante este curso estudantes, investigadores, gestores, vão aumentar os seus conhecimentos sobre as áreas criticas de gestão de projetos, metodologias e ferramentas de gestão, competências técnicas e comportamentais que o gestor de projeto deverá mobilizar para chegar ao fim de um projeto com sucesso.

Baseado num caso de estudo os estudantes irão desenvolver um plano de projeto, uma ferramenta de planeamento útil em qualquer fase de um doutoramento ou para gestores de projetos de qualquer tipo de projeto comercial. Em paralelo, será criado um espaço para debate de várias questões relacionadas com o sucesso de um projeto.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

No final do curso os estudantes deverão ser capazes de:

1. Compreender os conceitos fundamentais da disciplina;

2. Conhecer os critérios e fatores tradicionais de sucesso de um projeto;

3. Descrever o ciclo de vida de um projeto;

4. Saber, selecionar e usar adequadamente as ferramentas necessárias às áreas da gestão do conhecimento em projetos: âmbito, tempo, organização, stakeholders, custo, riscos, comunicação e qualidade;

5. Saber aplicar os principais mecanismos de planeamento e controlo de um projeto;

6. Conhecer o referencial de competências individuais, comportamentais e contextuais em gestão de projetos;

7. Elaborar um plano de projeto e compreender a sua utilização enquanto instrumento de gestão;

8. Executar o planeamento de um projeto em Microsoft Project.

A QUEM SE DESTINA?

Estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa

Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc)

 

QUANDO E ONDE?

29.ª edição: 26 de setembro, 3, 10, 17 e 24 de outubro 2022 | ONLINE

     1.ª Sessão - Dia 26 de setembro de 2022 - (das 17h30 às 20h30)

     2.ª Sessão - Dia 3 de outubro de 2022 - (das 17h30 às 21h30)

     3.ª Sessão - Dia 10 de outubro de 2022 - (das 17h30 às 20h30)

     4.ª Sessão - Dia 17 de outubro de 2022 - (das 17h30 às 20h30)

     5.ª Sessão - Dia 24 de outubro de 2022 - (das 17h30 às 20h30)

 

CORPO DOCENTE E AVALIAÇÃO

Coordenadores do curso

Carolina Santos, PhD

Formadores

Carolina Santos, PhD

Gonçalo Rijo

 

Metodologias de Avaliação

- Apreciação do empenho, trabalho e participação nas aulas (20%)

- Trabalho de grupo: plano de projeto (80%)

Salvo situações devidamente comprovadas e aprovadas pela Coordenador do curso / Coordenação da NOVA Escola Doutoral, para ter acesso à avaliação e ao diploma, o requisito mínimo é a presença / participação na totalidade do curso.

 

Carga Letiva

1 ECTS | 2 dias | 28 horas de trabalho

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

  • TURNER, Rodney – The handbook of project-based management: leading strategic change in organizations. 3ª edição. Mcgraw-Hill.
  • PMI - A guide to the project management Body of Knowledge. 6th ed. Philadelphia, PA: Project Management Institute, 2017.
  • SHIRLEY, D - Project management for healthcare. Boca Raton: CRC Press, 2011.
  • Abdullah A, Rahman H, Harun Z, Alashwal A, Beksin A. Literature mapping: a bird's eye view on classification of factors influencing project success. African Journal of Business Management 2010; 4(19):4174-4182.
  • ELBEIK, Sam; THOMAS, Mark – Project Skills. Butterworth-Heinemann. 2000.
  • Belassi W, Tukel O. A new framework for determining critical success/failure factors in projects. International Journal of Project Management 1996; 14: 141-151.
  • Diallo A, Thuillier D. The success of international development projects, trust and communication: an African perspective. International Journal of Project Management 2005;  23(3): 237-252.
  • Tansley C. Project social capital, leadership and trust: a study of human resource information systems development. Journal of Managerial Psychology 2007; 22(4): 350-368.
  • Khang DB, Moe TL. Success Criteria and Factors for International Development Projects: A Life-Cycle-Based Framework. Project Management Journal 2008; 39(1): 72-84.
  • Abdullah A, Rahman H, Harun Z, Alashwal A, Beksin A. Literature mapping: a bird's eye view on classification of factors influencing project success. African Journal of Business Management 2010; 4(19):4174-4182.
  • Davis K. Different stakeholder groups and their perceptions of project success. International Journal of Project Management 2014; 32: 189-201.
  • IPMA - IPMA Organisational Competence Baseline for Developing Competence in Managing by Projects. Version 1.1. Amsterdam: International Project Management Association, 2016.