pixel Gestão de Projetos [Project Management] - 8ª edição | Universidade NOVA de Lisboa

Gestão de Projetos [Project Management] - 8ª edição

O QUE É?

Descrição do curso

As competências técnicas de gestão de projetos ligadas à gestão do âmbito, tempo, riscos, comunicação e qualidade de um projeto têm sido desenvolvidas desde há 50 anos atrás e são actualmente reconhecidas como úteis para o planeamento e controlo dos projetos ou programas que as pessoas ou organizações desenvolvem no mercado.

São desenvolvidos projetos em qualquer sector da sociedade - investigação, comércio, seguros, banca, transportes, construção, saúde, educação, por exemplo - e a visão de um projeto como forma de gerar conhecimento, desenhar soluções, produzir novos produtos, introduzir inovação, ganhar vantagem competitiva, foi disseminada de forma global. Durante este curso estudantes, investigadores, gestores, vão aumentar os seus conhecimentos sobre as áreas criticas de gestão de projetos, metodologias e ferramentas de gestão, competências técnicas e comportamentais que o gestor de projeto deverá mobilizar para chegar ao fim de um projeto com sucesso.

Baseado num caso de estudo os estudantes irão desenvolver um plano de projeto, uma ferramenta de planeamento útil em qualquer fase de um doutoramento ou para gestores de projetos de qualquer tipo de projeto comercial. Em paralelo, será criado um espaço para debate de várias questões relacionadas com o sucesso de um projeto.

Conteúdos Programáticos

1. Processos de Gestão de Projetos

2. Áreas de Gestão do Conhecimento

  • Gestão de âmbito
  • Gestão do tempo
  • Gestão da organização
  • Gestão da qualidade
  • Gestão da comunicação
  • Gestão de recursos humanos
  • Referencial de competências do gestor de projeto
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Custos
     

GESTÃO DE PROJETOS - PROGRAMA (pdf)

A QUEM SE DESTINA?

Estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa

Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc)

QUANDO E ONDE?

8ª edição: 22/06 e 24/06 (5ªf e sáb) | 9h - 18h | Local: Escola Nacional de Saúde Pública | Edição em Língua Inglesa 

CORPO DOCENTE E AVALIAÇÃO

Coordenadores do curso

António Tavares, PhD

Carolina Santos

Formadores

António Tavares, PhD

Carolina Santos

Hugo Soares

Metodologias de Avaliação

- Apreciação do empenho, trabalho e participação nas aulas (20%)

- Trabalho de grupo: plano de projeto (80%)

Carga Letiva

1 ECTS | 2 dias 

Horas presenciais - 15h

Horas de trabalho autónomo - 12h

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMI Standards Committee. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 
  • TURNER, Rodney – The handbook of project-based management: leading strategic change in organizations. 3a edição. Mcgraw-Hill.
  • ELBEIK, Sam; THOMAS, Mark – Project Skills. Butterworth-Heinemann. 2000.
  • Pinto J, Slevin D. Project Success: Definitions and Measurement Techniques. Project Management Journal. Project Management Institute. 1988. pp 67-75.
  • Belassi W, Tukel O. A new framework for determining critical success/failure factors in projects. International Journal of Project Management 1996; 14: 141-151.
  • Diallo A, Thuillier D. The success of international development projects, trust and communication: an African perspective. International Journal of Project Management 2005; 23(3): 237-252. 
  • Tansley C. Project social capital, leadership and trust: a study of human resource information systems development. Journal of Managerial Psychology 2007; 22(4): 350-368. 
  • Khang DB, Moe TL. Success Criteria and Factors for International Development Projects: A Life-Cycle-Based Framework. Project Management Journal 2008; 39(1): 72-84.
  • Abdullah A, Rahman H, Harun Z, Alashwal A, Beksin A. Literature mapping: a bird's eye view on classification of factors influencing project success. African Journal of Business Management 2010; 4(19):4174-4182. 
  • Davis K. Different stakeholder groups and their perceptions of project success. International Journal of Project Management 2014; 32: 189-201.