pixel Empreendedorismo Social na Starters Academy powered by NOS | Universidade NOVA de Lisboa

Empreendedorismo Social na Starters Academy powered by NOS

A áltima aula da Starters Academy powered by NOS teve como tema o empreendedorismo social, e foi o Professor da NOVA SBE Miguel Alves Martins quem abordou este tema.

Desde logo conseguiu prender a atenção dos estudantes ao apresentar diversos factos chocantes como: mais de um quarto da população mundial não tem energia eléctrica ou como mais de doze mil idosos vivem sozinhos em Portugal.

Foi feita uma perspectiva geral de como o a área do empreendedorismo social está a crescer um pouco por todo o mundo e como este está a contribuir para mudar esse mesmo mundo para melhor.

O Professor identificou além do sector páblico e sector privado, o terceiro sector, onde se insere o trabalho voluntário, organizações não-governamentais, instituições de caridade, etc. Como um modelo económico pode ser baseado no cuidado do bem-estar dos outros.

Esta foi uma aula muito participada pelos alunos que tomaram interesse por este grande ecossistema em desenvolvimento e pelas maneiras como se pode maximizar o impacto social. Segundo Miguel Alves Martins, o essencial para desenvolver um projecto de empreendedorismo social é seleccionar um problema importante que esteja a ser negligenciado que afecta muitas pessoas ou poucas pessoas mas de forma intensa.