pixel Outerpreter vence a 7ª edição do NOVA Idea Competition powered by BPI | Universidade NOVA de Lisboa

Outerpreter vence a 7ª edição do NOVA Idea Competition powered by BPI

Este ano, 65alunos da Universidade NOVA de Lisboa participaram na 7ª edição do NOVA Idea Competition powered by BPI. A sessão final teve lugar no dia 27 de Maio, pelas 18:00 horas, na Reitoria da Universidade NOVA e contou com a participação de 10 equipas finalistas oriundas de 6 Faculdades da Universidade NOVA de Lisboa.

Biprose, CirculART, EatLocal.ly, Hopping Paws, HyMe, My Easy renting, Outerpreter, Pocketbrush, Ridey e Zoe realizaram um pitch de 7 minutos onde defenderam os seus projetos.

Venceram esta competição o projeto Outerpreter (Ksenia Ashrafullina (NOVASBE), Stephen Wuenstel(NOVASBE), Gonçalo Paiva (FCSH) e Cristina Almeida (NOVASBE) com o primeiro lugar de 8.000€ do Banco BPI; o projeto Hyme com o segundo lugar (João Neto (FCT), Gabriela Pereira (FCT), João Costa (FCM), Miguel Moreira(NOVASBE), Manuel Eliseu (FCT), Manuel Vicente (FCT) ) de 5.000€ do Banco BPI; e o projeto Hopping Paws com o terceiro lugar (Ana Cruz (NOVASBE), Philipp Katzenstein(FCT), Francisco Fontes Duarte (FCT), Maria Teresa Monteiro (FCT), Carlos Matos Rosa (FD)) de 2.000€ do Banco BPI.

O NOVA IDEA COMPETITION é um prémio anual atribuído pela Universidade NOVA, que visa distinguir com prémios monetários os alunos com o projecto mais inovador na área do empreendedorismo. Os prémios têm um total de 15 mil euros patrocinados pelo Banco BPI e apoiado pela NOS.

Esta iniciativa anual do Gabinete de Empreendedorismo da Reitoria da NOVA abrange equipas de alunos das várias Faculdades da NOVA. O NOVA IDEA pretende proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem integrada, estimulando a cultura empreendedora, a multidisciplinaridade e o cruzamento de culturas entre os alunos.

As equipas seleccionadas nesta edição do NOVA IDEA apresentaram projectos relacionados com o sector de web e mobile, Engenharia de materiais e publicidade interactiva. O concurso acompanha o ano lectivo com a apresentação das candidaturas, o desenvolvimento das equipas e a apresentação executiva das propostas e dos planos de negócio, permitindo ao jári seleccionar dez equipas finalistas. O Jári do Concurso é composto por Professores e Profissionais do sector privado na área empresarial e da comunicação: representantes do Banco BPI: Dra. Cláudia Teixeira de Almeida (Banco BPI), Dr. António Carlos Torrão (Banco BPI), Dr. João Moreira (NOS), Dr. Jorge Portugal da Rocha (Assessor do Presidente da Repáblica na área da Inovação), Mr. Charles Buchannan, Presidente do Conselho de Empreendedorismo da NOVA, Professor Paulo Pinho (Professor na NOVA SBE), Professor Rogério Puga Leal (FCT) Professor João Gonçalves (FCSH/SDO Consultores) e Professor Manuel Carrondo (IBET) que sem eles não seria realizado este fantástico evento.

Vencedores do 1º Lugar acompanhados pela Dra. Cláudia Teixeira de Almeida, Banco BPI– Outerpreter (Ksenia Ashrafullina (NOVASBE), Stephen Wuenstel(NOVASBE), Gonçalo Paiva (FCSH)

A Outerpreter é uma plataforma online onde as empresas podem obter um intérprete directamente. Os intérpretes registrar o seu perfil que inclui suas qualificações e experiência e após podem listar os seus serviços, fixar o preço e horário de trabalho. As empresas que necessitam de um intérprete podem procurar e reservar um intérprete que melhor se adeque às suas necessidades em termos de disponibilidade, qualidade e preço .

Vencedores do 2º Lugar acompanhados pela Dra. Cláudia Teixeira de Almeida, Banco BPI– Hyme (João Neto (FCT), Gabriela Pereira (FCT), João Costa (FCM), Miguel Moreira(NOVASBE), Manuel Eliseu (FCT), Manuel Vicente (FCT) )

A equipa HyMe está a desenvolver um biosensor que pretende monitorizar de forma contínua o estado de hidratação corporal e que envia sinais de alerta, sob a forma de um código de cores ou vibração, ao utilizador quando este se encontra abaixo do ideal. A sua principal função é alertar as pessoas para ingerirem água, quando os níveis de hidratação estão inferiores aos normais, de forma a elevar os seus desempenhos físicos e cognitivos, tendo como visão ser líder em sensores de hidratação e como missão reduzir os problemas associados à desidratação.

Vencedores do 3º Lugar acompanhados pela Dra. Cláudia Teixeira de Almeida, Banco BPI– Hopping Paws: Ana Cruz (NOVASBE), Philipp Katzenstein(FCT), Francisco Fontes Duarte (FCT), Maria Teresa Monteiro (FCT)

Hopping Paws é marca de doces para animais de estimação livre sem cereais, rico em proteínas, livre de açucar e carne, hipoalergênico, 100 % natural e, devido à nossa farinha especial feita de insectos é uma solução sustentável e de baixo impacto ambiental. Queremos promover uma solução saudável tanto para os nossos animais de estimação como para o ambient, usando uma matéria-prima eco-friendly. Procuramos fazer do nosso produto a escolha námero um quando se trata de escolher um lanche de alta proteína para os animais de estimação dos nossos clientes.