pixel Sciencepreneur | Universidade NOVA de Lisboa

Sciencepreneur

O programa Sciencepreneur foi desenhado para apoiar a comunidade científica da NOVA que procura criar valor a partir das suas atividades de investigação. Desenvolvemos um programa que aposta na aquisição dos conceitos básicos e na compreensão de como criar valor a partir das suas atividades de investigação num contexto mais amplo, nomeadamente no impacto destas para a sociedade. Em conjunto com a NOVA Doctoral School, o Sciencepreneur | The Basics, é um curso que fornece aos Alunos de PhD, Investigadores, Professores e Cientistas o conteúdo teórico necessário para analisar a investigação de uma perspetiva mais abrangente, e o Sciencepreneur | Hands-on, para aqueles que já compreenderam o potencial da sua investigação e querem explorar com a ajuda de uma rede de especialistas e mentores, as estratégias de comercialização da tecnologia ou do potencial das suas descobertas científicas, trabalhar num business case e apresentá-lo a um grupo de Venture Capitalists no final do programa.

 

Sciencepreneur | The Basics

Oferecido em conjunto com a NOVA Doctoral School, fornece o conteúdo teórico necessário para analisar a investigação de uma perspetiva mais abrangente.Saiba mais sobre o curso Sciencepreneur | The Basics.

 

Sciencepreneur | Hands-on

Criar valor a partir da Investigação

Sciencepreneur

O Sciencepreneur Hands-on visa acelerar a transferência de conhecimento na NOVA, apoiando a comunidade cientifica que desenvolve projetos tecnológicos e científicos na identificação do melhor caminho para a sua comercialização, com apoio de mentoria personalizada, sobre como construir uma estratégia go-to-market, desde os resultados da investigação até à geração de impacto.

O que é o Sciencepreneur Hands-on ?

Descrição do Programa

O Sciencepreneur Hands-on visa acelerar a transferência de conhecimento na NOVA, apoiando a comunidade cientifica que desenvolvem projetos tecnológicos e científicos na identificação do melhor caminho para sua comercialização, com apoio de mentoria personalizada, sobre como construir uma estratégia go-to-market, desde os resultados da investigação até à geração de impacto.

Os participantes terão acesso a:

  • Suporte e acompanhamento por especialistas da NOVA e parceiros do programa, com experiência em transferência de conhecimento e tecnologia e desenvolvimento de negócios;
  • Reuniões regulares com mentores selecionados, que irão acompanhar de perto a evolução dos participantes/equipas e facilitar as oportunidades de networking;
  • Feedback/orientação de venture capitalists e empreendedores de base-científica;
  • Rede de Mentores da NOVA e outros recursos;
  • Conexão com diferentes escolas e outros laboratórios de investigação, em função das necessidades específicas.

Esta iniciativa é promovida pelo NOVA IMPACT da Reitoria da NOVA.

Objetivos principais:

  • Explorar, identificar e analisar o melhor caminho para comercializar uma tecnologia emergente ou uma descoberta científica (licenciamento vs spin-off), incluindo proteção de PI;
  • Criar novas oportunidades de negócios de base científica;
  • Identificar as melhores oportunidades de mercado para a tecnologia proposta ou descoberta científica e sua escalabilidade;
  • Promover a conversão de tecnologias ou descobertas científicas da NOVA em valor económico e social
  • Incentivar os participantes a desenvolver uma visão no sentido de criar valor socioeconómico a partir da sua área de investigação.

Carga de trabalho e Atividades:

O Programa decorrerá em formato online, durante 14 semanas. A carga de trabalho estimada é de cerca de 6 horas semanais (considerando trabalho e sessões de mentoria).

O programa terá início a 7 de dezembro até 12 de março 2021.

Os candidatos selecionados terão oportunidade de conhecer os seus mentores e fazer uma primeira reunião de apresentação do estado atual do seu projeto e braintorm de potenciais aplicações no início do program 7 de Dezembro. Serão definidos os objetivos a serem alcançados ao longo do programa e as equipas devem cumprir esses objetivos. As equipas irão reunir com o seu mentor, por norma, todas as semanas, mas estas reuniões podem variar e ser ajustadasem função dos objetivos a cumprir bem como da disponibilidade dos mentores.

A meio do programa cada equipa irá realizar um pitch intermédio (5 de fevereiro), apresentando os resultados desenvolvidos até ao momento a um painel de convidados experientes, que darão feedback e dicas para os passos seguintes.

As equipas deverão apresentar no final deste programa um relatório final do seu projeto (Business Case), e terão também de apresentar um pitch final no dia 12 de março a investidores e empreendedores experientes.

Outcomes:

No decorrer do programa os participantes irão:

  • Escrever o seu Business Case com uma análise da tecnologia ou estado da arte do avanço científico do projeto, o cenário relativo à propriedade intelectual, se aplicável, uma análise da concorrência, uma visão geral do modelo de negócio apropriado e recomendações para as próximas etapas – É importante ter em conta que a conclusão final pode variar em diferentes possibilidades: 1) Criar uma spin-off; 2) Encontrar uma empresa para licenciar a tecnologia/criar parceria; ou 3) Voltar ao laboratório e continuar a desenvolver a tecnologia;
  • Encontrar elementos para a equipa cuja área seja business-oriented (no caso de submissão de projetos individuais ou equipas sem esse conhecimento) - se aplicável;
  • Apresentar os resultados a um grupo de especialistas em contextos de negócios e capital de risco.

Quem pode concorrer?

  • Equipas ou indivíduos que estejam a trabalhar num projeto tecnológico ou de base científica. As equipas serão valorizadas em relação às inscrições individuais, mas ambos são incentivados a se inscrever.
  • As equipas devem ter pelo menos um membro da Universidade NOVA de Lisboa e a tecnologia/avanço científico deve ter sido desenvolvido parcial ou totalmente na NOVA.
  • As inscrições individuais devem ser de elementos com vínculo à Universidade NOVA de Lisboa (alunos de doutoramento, professores, investigadores, pós-doutoramento, etc).

Requisitos de Participação

Para participar no Sciencepreneur Hands-on, é obrigatório ter participado anteriormente no Sciencepreneur – The Basics, ou ter participado noutros programas de empreendedorismo, onde tenham sido expostos aos principais conceitos de empreendedorismo. Este é um programa muito prático de onde a aprendizagem é obtida em função da execução (learn by doing), focado por isso, na prática e não na teoria.

São bem-vindos projetos em qualquer área do conhecimento, desde que tenham uma forte componente científica, sejam inovadoras ou disruptivas, tenham algum valor económico percetível e ainda não tenham sido financiadas por investidores orientados para o mercado.

Quando e como?

Data: De 7 Dezembro 2020 a 12 Março 2021

Mentoria Personalizada:

Uma vez por semana com o mentor;

Acesso facilitado à rede de mentores da NOVA e outros parceiros do NOVA IMPACT.

Local: Online

Candidaturas e Seleção

Prazo candidaturas: 22 Novembro 2020 através do formulário ONLINE

  • Seleção de participantes (entrevistas, se necessário): 22 Novembro até 4 Dezembro
  • Kick-off: 7 Dezembro

Plano de Atividades

Regulamento Sciencepreneur Hands-on