pixel Bolsas suplementares para estudantes com dificuldades socioeconómicas | Universidade NOVA de Lisboa

Bolsas suplementares para estudantes com dificuldades socioeconómicas

O que são?

São bolsas que visam auxiliar estudantes Erasmus com dificuldades socioeconómicas, complementando a Bolsa Erasmus e a Bolsa de Ação Social que já auferem. O seu objetivo principal é facilitar o acesso ao Programa Erasmus a estudantes que, por motivos económicos, optam por não participar no mesmo.

 

Quais as condições de acesso?

A DGES - Direção Geral do Ensino Superior - assegura a atribuição de Bolsas Suplementares Erasmus a estudantes que, cumulativamente, sejam bolseiros de Ação Social e usufruam de uma bolsa Erasmus.

 

Como são atribuídas?

Aos estudantes bolseiros dos Serviços de Ação Social da NOVA (SASNOVA) a quem seja atribuída uma bolsa no âmbito do Programa Erasmus+, beneficiarão, para o período de mobilidade aprovado, de um complemento financeiro mensal.

A regulamentação desta iniciativa foi publicada em Diário da Repáblica (artigo 23º do Despacho n.º 10973-D/2014, de 27 de agosto), ficando a implementação técnica a cargo da Direção de Serviços de Apoio ao Estudante da DGES – Direção Geral do Ensino Superior.

 

Como é entregue a bolsa?

O processo realiza-se da seguinte forma:

O Gabinete de Relações Internacionais da Reitoria faz chegar uma lista aos SASNOVA com os estudantes participantes no programa ERASMUS+, nos termos do despacho referido acima.

Os SASNOVA diligenciam os procedimentos necessários para que os estudantes que cumpram os critérios estipulados no despacho referido possam usufruir de uma bolsa suplementar.