pixel Verão na NOVA 2015 | Universidade NOVA de Lisboa

Verão na NOVA 2015


Faculdade de Ciências e Tecnologia

Quem quer ser um inventor? Ocupação para as férias
Atividades educativas de verão para jovens dos 10 aos 16 anos, para aprender electrónica, programação e robótica. Estas actividades decorrem no Edificio YDreams, no Campus da FCT/NOVA, durante o mês de julho.
Mais informações: http://www.fct.unl.pt/noticias/2015/06/quem-quer-ser-um-inventor-ocupacao-para-ferias

MatNova2015
O Departamento de Matemática da FCT/NOVA, com o apoio do Centro de Matemática e Aplicações, acolherá uma Escola de Verão de Matemática, a MatNova2015, de 1 a 5 de setembro de 2015. Esta será destinada a alunos de excelência do Ensino Secundário, preferencialmente com o 10º ou o 11º ano de escolaridade concluído. A MatNova2015 é direcionada maioritariamente a alunos dos distritos de Lisboa e Setábal, mas serão aceites alunos provenientes de outras regiões.
Mais informações: http://eventos.fct.unl.pt/matnova2015/

Ciência Viva no Laboratório
Durante os meses de julho e agosto, os alunos do ensino secundário podem integrar um grupo de investigação.
Mais informações: http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2015/inscricao.asp?accao=pesquisa=Universidade+Nova+de+Lisboa

Academia Quantum 2015
Escola de Ciência para Jovens Pré-Universitários, de 13 a 17 de julho 2015. A Academia Quantum é uma iniciativa do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e visa proporcionar a jovens atualmente a frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º anos o contacto com a investigação científica que se faz neste departamento.
Mais informações: http://eventos.fct.unl.pt/academiaquantum2015/pages/inicio

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Verão na NOVA
Pela segunda vez, a FCSH vai abrir as portas aos estudantes do secundário para que, durante duas semanas, possam descobrir em conjunto como é uma faculdade: como se trabalha, como estuda, e aproveita os dias de sol e as sombras frescas das árvores da FCSH. As atividades de Verão decorrem de 29 de junho a 11 de julho de 2015, das 10h às 18h.
Mais informações: http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/destaques/verao-na-nova#sthash.oMLj0c7j.dpuf

Escola de Verão 2015 da FCSH/NOVA
A Escola de Verão da FCSH/NOVA consiste num conjunto de cursos intensivos e de curta duração, de frequência livre. Os cursos permiteme ter acesso ao que de mais inovador a Universidade Portuguesa tem para oferecer. Os cursos decorrem de 6 de julho a 14 de agosto (1.º período) e 24 de agosto a 12 de setembro (2.º período).
Mais informações: http://www.fcsh.unl.pt/escola-de-verao/apresentacao/apresentacao

Summer School em Estudos Medievais
Entre 13 e 31 de julho, o Instituto de Estudos Medievais (IEM) realizará a primeira edição da Escola de Verão IEM em Estudos Medievais. A temática versada este ano será a da Viagem na Idade Média e o curso será totalmente lecionado em língua inglesa.
Mais informações: http://fcsh.unl.pt/media/noticias/destaques/summer-school-em-estudos-medievais

Summer School and Graduate Conference
A Lisbon Summer School and Graduate Conference em Linguística tem lugar de 6 a 11 de julho 2015 e é aberta a todos os estudantes interessados.
Mais informações: http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos/linguistica-2/summer-school-and-graduate-conference

Lisbon Doctoral School on Innovation
De 18 a 22 de junho decorreu um curso em estudos interdisciplinares sobre Inovação, compreendendo as perspetivas histórica e crítica, organizado pelo Instituto de História Contemporânea.
Mais informações: http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/destaques/lisbon-doctoral-school-on-innovation

Nova School of Business and Economics

Programa de Verão Futuros Líderes 2015
Futuros Líderes – Introdução à Gestão e Economia é um programa de Verão da Nova SBE, e que além das aulas inclui também visitas a empresas e organizações que farão parte do percurso como gestor ou economista e terá lugar de 6 a 10 de julho.
Mais informações: http://www.novasbe.unl.pt/en/news-articles/news/995-programa-de-verao-futuros-lideres-2015

Summer at NOVA
Este programa permite aos estudante combinar teoria e prática, desenvolvendo as suas competências e conhecimentos em Finanças, Economia ou Marketing,e terá lugar de 6 a 24 de julho.
Mais informações: http://www.novasbe.unl.pt/pt/programs/summer-at-nova

NOVA Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas

Estágios de Verão
Os Estágios Nacionais consistem num programa de estágios de âmbito nacional, no qual os estudantes de medicina têm oportunidade de passar duas semanas (10 dias áteis) de estágio num serviço clínico, num centro de saáde, num centro de investigação, num centro de reprodução medicamente assistida ou numa instituição de solidariedade social.
Mais informações: http://www.anem.pt/microsites/?m=29=14

PECLICUF
O PECLICUF é o programa de estágios em férias que permite aos estudantes da NOVA Medical School a realização de um estágio Clínico ou Pré-clínico num dos Hospitais do grupo CUF com protocolo com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM). Na sua vertente pré-clínica, o PECLICUF permite um primeiro contacto com o ambiente hospitalar, através de um estágio de enfermagem tutelado, oferecendo de seguida aos anos clínicos a oportunidade de realizar um estágio médico ou cirárgico tutelado por médicos dos Hospitais ou Clínicas CUF envolvidas.

Marca Mundos
O MarcaMundos desenvolve projetos de voluntariado internacional, num País de Língua Oficial Portuguesa, no âmbito da promoção e educação para a saáde com os estudantes de Medicina da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS | FCM). Encontra-se na primeira edição e é organizado pela Associação de Estudantes, em parceria com a Helpo. Estruturalmente, é constituído por: missão de voluntariado internacional, formação em voluntariado e educação para a promoção da saáde, desafios de preparação para o voluntariado internacional e angariação de fundos. O MarcaMundos é um projeto inovador que concilia as componentes de educação médica, ação social, relações internacionais, e pioneiro no voluntariado internacional na NMS | FCM.

Ciência Viva no Laboratório
Durante os meses de julho, os alunos do ensino secundário podem integrar um grupo de investigação.
Mais informações: http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2015/inscricao.asp?accao=showentidadedetail=107

Faculdade de Direito

Summer Law School - Comércio Internacional
De 13 a 17 de julho, entre as 10h e as 13h30, a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito (AEFDUNL) irá organizar mais uma edição da Summer Law School. Este ano, este curso de verão da AEFDUNL conta com a coordenação científica da Professora Doutora Rita Calçada Pires e será subordinado ao tema "Comércio Internacional".
Mais informações: https://www.facebook.com/events/410070965849729/

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Ciência Viva no Laboratório
Durante os meses de julho e agosto, os alunos do ensino secundário podem integrar um grupo de investigação do ITQB e participar num pequeno projeto científico. Acompanhados pelos investigadores do ITQB, os alunos têm assim a oportunidade de conhecer um instituto de investigação e experimentar o dia-a-dia de um investigador.
Mais informações: http://www.itqb.unl.pt/science-and-society/actividades/sociedade-ciencia-viva-no-laboratorio-2

(atualizado 22.julho.2015)