pixel Faculdade de Direito da NOVA recebe Cátedra do Centro de Política para a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas | Universidade NOVA de Lisboa

Faculdade de Direito da NOVA recebe Cátedra do Centro de Política para a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas

A Profa. Doutora Teresa Pizarro Beleza, Diretora da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa, é a nova titular da Cátedra do Centro de Política para a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas (UNCRC Policy Center).

Destinada ao trabalho de universidades e centros de investigação no que toca à proteção e promoção dos direitos das crianças, a Cátedra é promovida pelo Centro de Políticas "Hope For Children", uma instituição humanitária sedeada em Nicósia, Chipre, cuja missão é promover e proteger os direitos da criança, garantidos quer na Convenção das Nações Unidas dos Direitos da Criança, quer no Direito da União Europeia.

O estabelecimento da Cátedra do UNCRC Policy Center visa incentivar a cooperação entre organizações e agências a nível mundial, na esperança e expetativa de que, trabalhando em conjunto, se poderá levar a cabo uma implementação mais efetiva da Convenção dos Direitos da Criança, bem como a garantia de gozo pleno desses mesmos direitos.

A Faculdade de Direito da NOVA tem trabalhado, desde a sua fundação, na promoção dos Direitos Humanos em geral, e nos Direitos da Criança em particular. O seu Instituto de I, CEDIS, e a sua Clínica, "ANTíGONA - Livres e Iguais", têm promovido cursos e investigação na área dos Direitos da Criança e continuarão a desenvolver atividades académicas nesta área, com o importante incentivo e responsabilidade da atribuição desta Cátedra do UNCRC Policy Center.

A Cátedra agirá como agente de promoção do conhecimento dos Direitos da Criança na comunidade académica, com o desenvolvimento de políticas e práticas, através do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, nomeadamente com a organização de cursos especializados e formação de profissionais.