pixel Entrevista: Miguel Muñoz Duarte | Universidade NOVA de Lisboa

Entrevista: Miguel Muñoz Duarte


No ano de estreia da versão portuguesa do "Shark Tank" na SIC, entrevistámos o Professor Miguel Muñoz Duarte, responsável da NOVA School of Business and Economics pelo processo de seleção para o programa.

1. O que pensa que levou a SIC a acreditar na necessidade de exibir a versão portuguesa do programa "Shark Tank"'?

[Miguel Muñoz Duarte] O Shark Tank chegou a Portugal através da produtora Blue Pipeline, tendo a SIC acabado por fechar acordo para a sua exibição. As razões que levaram a SIC a apostar neste formato estão relacionadas com a sua estratégia e nós na NOVA SBE, que fomos selecionados para ser Knowledge partners, entre várias business schools, não as conhecemos. No entanto, atrevo-me a antecipar que se devem relacionar com o sucesso de audiências que o programa tem tido nos países em que está a passar e também com o papel e impacto económico potencial do Shark Tank. Será uma mistura entre Negócio e Missão, ou seja, o programa traz audiências e, ao mesmo tempo, contribui para o empreendedorismo no país. Ajuda a transmitir a ideia de que ainda é possível ser empreendedor em Portugal.

2. De que forma considera que o programa "Shark Tank" vai ter impacto na economia? Acha que vai, de certa forma, incitar a uma mudança da mentalidade dos portugueses?

[MMD] A minha convicção, pelo que conheço do programa e por tudo o que tivemos acesso neste muito interessante e inovador processo de screening e seleção, é que vai contribuir para uma maior notoriedade destas matérias, ou seja, vai ajudar a pôr o Empreendedorismo ainda mais no mapa, provavelmente democratizando-o mais e levando-o ainda mais ao mainstream, mostrando que há outras alternativas para as nossas vidas e que é possível ter sucesso e conseguir investimento em Portugal.

3. Quais acredita serem as características-chave para ser um bom empreendedor?/Que conselhos daria às pessoas que se querem tornar empreendedoras de acordo com o que experienciou no programa?

[MMD] Algumas características que considero relevantes são o foco, a energia, a resiliência e a capacidade de comunicação e persuasão.

Em relação às pessoas que se querem tornar empreendedoras, o primeiro passo seria começar com elas próprias e realmente saber o que querem fazer e se estão dispostas a passar pela viagem dura que é o empreendedorismo. Depois, devem tentar descobrir um problema, algo que está mal no Mundo e que está, ainda, por resolver e arranjar uma solução que seja uma proposta de valor relevante para um determinado tipo de Cliente que sente esse problema, essa dor.

Finalmente, se realmente querem levar essa ideia para a frente, os empreendedores devem fazer tudo para verificar que a solução faz sentido e tem tração no mercado. Hoje em dia, diz-se validação, saindo dos escritórios e indo para a rua, falar com Clientes e vender. Na minha opinião, só depois se deve realmente criar uma empresa. Só quando já temos vendas a entrar e a certeza que há caminho para ser sustentável. E o investimento, obviamente dependendo dos negócios, deve também ser o áltimo recurso. Se puderem crescer organicamente e acelerar com o que o negócio gera, melhor ainda.

4. Quais foram os critérios mais importantes para que um produto/serviço fosse selecionado para o "Shark Tank"?

[MMD]O processo de screening da NOVA SBE foi exaustivo e teve vários filtros, mas podemos dizer que os critérios mais relevantes passaram pelo perfil da equipa, a oportunidade do negócio no mercado, a proposta de valor e produto, o modelo de negócio, os resultados já atingidos e a percentagem do negócio oferecida relativamente ao investimento pedido.

5. Quais os principais fatores que mais despertam interesse e levam um investidor ou, neste caso, "tubarão", a investir em determinado produto?

[MMD] Depende muito do interesse que o investidor, ou neste caso, o Shark, tenha: um dos investidores pode ver interesse num negócio que outro não vê. Mas, no geral, a maioria procura e interessa-se quando existe uma equipa sólida, que apresenta resultados ou provas dadas, demonstrando o potencial de negócio, e seja um investimento com uma perspetiva de valorização interessante e ao qual o investidor possa acrescentar valor.

6. Acha que o "Shark Tank" seria o sítio ideal para conseguir financiamento para um negócio? Porquê?

[MMD] Não é ideal para todos os negócios porque um negócio pode não estar pronto, ou pode não ser um negócio fácil de explicar ou pode ter temas de confidencialidade e não ser bom de mostrar na TV, por exemplo. O Shark Tank deve ser uma solução para quem precisa de investimento e de valor acrescentado que os Sharks podem trazer (experiência, know-how, contactos, ...), assim como para quem queira também a exposição que um programa de televisão num canal generalista pode proporcionar.

Texto por: Bruna Bernardino