pixel Entrevista: Maria João Cardoso (Produto e Marketing Empresas) da NOS | Universidade NOVA de Lisboa

Entrevista: Maria João Cardoso (Produto e Marketing Empresas) da NOS


No seguimento do arranque da Starters Academy 2015, entrevistámos a Dra. Maria João Cardoso (Produto e Marketing Empresas) da NOS, empresa patrocinadora.

1. O que o levou a NOS a acreditar na potencialidade da Starters Academy?


[Maria João Cardoso] Acreditamos que as melhores histórias de inovação não nascem apenas de momentos "eureka", mas são sim o resultado de trabalho árduo, desenvolvido sistematica e organicamente, mesmo que assente em inovadoras ideias. Para esse efeito, consideramos que a Starters Academy é um excelente ponto de passagem: o seu ambiente multi-disciplinar favorece não só o aparecimento das novas ideias, mas também o desenvolvimento das capacidades para que estas ideias sejam desenvolvidas no sentido de um plano de negócio e de um crescimento no mercado.

2. Que iniciativas do género têm apoiado?


[MJC] Neste domínio específico, de fronteira entre o mundo académico e empresarial, a NOS apostou na dinâmica de desenvolvimento do empreendedorismo da Universidade NOVA. Por outro lado, a NOS Empresas apoia atualmente uma rede de sete coworks em todo o País, disponibilizando um conjunto de incentivos e dinâmicas profissionais que têm como objetivo promover o empreendedorismo e estimular o crescimento dos profissionais e das empresas. Adicionalmente, estamos presentes em máltiplas iniciativas, em formatos e momentos mais dispersos.

3. Tendo em conta o panorama pouco favorável que se tem vivido em Portugal nos áltimos anos, acha que ainda "há espaço" para os jovens desenvolverem os seus projetos e ideias inovadoras?


[MJC] Claro que sim: há sempre um espaço e um tempo para a inovação. Não falamos da inovação pelo "bizarro", mas sim na criação de momentos e movimentos disruptivos, por mais pequenos que sejam, e que alteram as leis do mercado e da concorrência. Esse estado de permanente dinamismo é a maior esperança de crescimento - das pessoas, das empresas, do País.

4. Qual acredita ser a importância de educar e orientar os jovens no desenvolvimento dos seus projetos?


[MJC] é muito importante que saibam criar o seu espaço para pensar, inovar, experimentar, errar e crescer. Incutir a preserverança e o trabalho árduo. Ajudar a criar as sementes que incentivam os jovens a desenvolver os seus percursos profissionais - dando seguimento à sua ideia de negócio ou incorporando organizações onde possam contribuir para projetos de inovação.

5. Existe alguma especulação em torno da possível falta interesse dos jovens em criar e desenvolver novos produtos e ideias. Acha que isto é de facto uma realidade?


[MJC] Não se trata de falta de ideias - pensamos que existem muitas ideias a serem geradas, também porque o ecossistema de empreendedorismo tem sido muito apoiado e desenvolvido ultimamente. O que nos parece, todavia, é que esta geração de ideias tem de ser canalizada no melhor sentido, ou seja, não se trata de inovar ou empreender apenas porque é diferente ou bizarro, mas sim porque serve um propósito, uma necessidade identificada no mercado. Este propósito na geração das ideias é o que pode fazer a diferença entre o sucesso de um plano de negócio ou apenas mais um devaneio.

6. Acha que é importante para a NOS, enquanto marca de grande sucesso, apoiar iniciativas que estimulam o empreendedorismo, como a Starters Academy?


[MJC] Sem dávida que sim. No segmento empresarial, a missão da NOS é contribuir de forma decisiva para que as empresas e os profissionais em Portugal sejam melhores, mais competitivos e capazes de criar mais valor.
Iniciativas como a Starters Academy permitem-nos apoiar o desenvolvimento dos profissionais e empresas do futuro, colocando à sua disposição os melhores meios e comunicações para que continuem a evoluir e a crescer.

Texto por: Bruna Bernardino