pixel Ministério da Saúde e IHMT estabelecem parceria na área da cooperação | Universidade NOVA de Lisboa

Ministério da Saúde e IHMT estabelecem parceria na área da cooperação

O Ministro da Saáde, Paulo Macedo, esteve no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT/NOVA), dia 16 de julho, pelas 18h00, para a cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Saáde e a NOVA no âmbito da cooperação para o desenvolvimento dos sistemas de saáde das regiões tropicais.

O protocolo visa a melhoria das sinergias e da articulação entre a atividade da Direção-Geral da Saáde e do IHMT/NOVA, através da instituição de um programa designado "Francisco Cambournac", que tem como objetivo apoiar os países de língua oficial portuguesa no reforço das suas instituições de saáde e na investigação aplicada ao setor da saáde, em particular no que diz respeito ao estudo e prevenção das doenças tropicais, com especial enfoque na malária e doenças negligenciadas.

Além da malária, as doenças negligenciadas constituem uma das principais áreas de trabalho do IHMT/NOVA. Correspondem a um conjunto de patologias endémicas (onde se inclui a dengue, a doença do sono e a leishmaniose), especialmente prevalentes entre as populações mais pobres da áfrica, ásia e América Latina e causam entre 500 mil a um milhão de mortes por ano.

O protocolo foi assinado no âmbito do Simpósio "Saber Tropical e Investigação na NOVA", dia 16 de julho, no IHMT/NOVA, com o objetivo de divulgar os resultados de investigação de estudos colaborativos entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Instituto de Investigação Científica e Tropical em várias áreas do saber científico, as suas perspetivas futuras e ligações internacionais.

Programa do Simpósio