pixel Medalha L'Oréal distingue investigadora da NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Medalha L'Oréal distingue investigadora da NOVA

Na sua décima edição, as Medalhas de Honra l’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência – uma iniciativa conjunta da l’Oréal Portugal, da Comissão Nacional da UNESCO e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – vão ser atribuídas às responsáveis por três projectos: dois na área das doenças humanas e o terceiro na junção da clínica com o ambiente.

O projecto da investigadora da NOVA Luísa Neves, 32 anos, da Rede de Química e Tecnologia (Requimte) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, pretende investigar se é possível reciclar o gás anestésico administrado durante as cirurgias retirando-lhe o dióxido de carbono vindo da respiração da pessoa anestesiada. Para isso, tenciona desenvolver um dispositivo compacto dentro do qual um líquido biocompatível e uma determinada enzima, ao entrarem em contacto com a corrente gasosa contaminada pelo CO2, o irão remover. Para além de permitir diminuir certos custos hospitalares através da reutilização do gás anestésico, o processo permitiria capturar o CO2, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global.

O prémio distingue anualmente jovens investigadoras até aos 35 anos cujos projectos são relevantes para a saáde e o ambiente – e cada premiada recebe 20 mil euros de apoio ao seu trabalho futuro.

Ler mais:
Páblico