pixel Investigadores do ITQB revelam estrutura da proteína que mantém adormecido o vírus do sarcoma de Kaposi | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadores do ITQB revelam estrutura da proteína que mantém adormecido o vírus do sarcoma de Kaposi

A equipa liderada por Colin McVey, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), analisou a proteína LANA, associada ao estado de dormência do vírus do sarcoma de Kaposi.

A LANA é a proteína viral mais produzida durante a fase de inactivação do HHV-8. A proteína prende-se, no nácleo da célula humana, ao ADN viral e ao material genético humano, impedindo que várias partículas do vírus sejam produzidas. Foi este aspecto da estrutura da proteína que a equipa do ITQB, que inclui ainda cientistas do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e da faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA, conseguiu estudar mais aprofundadamente, ao revelar como é essa estrutura.

Os investigadores usaram a técnica da cristalografia de raios-X para fotografar a proteína equivalente de um vírus semelhante que ataca os ratinhos. Desta forma, conseguiram desenhar as formas tridimensionais da proteína.

Ler mais:

Páblico
ITQB (texto em Inglês)