pixel Bolsas Fulbright apoiam Mestrados, Doutoramentos e Investigação nos Estados Unidos | Universidade NOVA de Lisboa

Bolsas Fulbright apoiam Mestrados, Doutoramentos e Investigação nos Estados Unidos


A Comissão Fulbright anuncia a abertura de concursos para a atribuição de Bolsas a estudantes e investigadores portugueses que pretendam prosseguir estudos de mestrado e doutoramento ou realizar projectos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA.

Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas:

Bolsa Fulbright para Mestrados e Doutoramentos (a iniciar no ano académico 2014/2015);
Bolsa Fulbright / Fundação Carmona e Costa para Mestrado em Belas Artes - Desenho (a iniciar no ano académico 2014/2015);
Bolsa Fulbright para Investigação (a iniciar no ano académico 2013/2014);
Bolsa Fulbright para Investigação em Saáde Páblica, com o apoio da Fundação Luso-Americana, da Merck Sharp Dohme e do Pingo Doce (a iniciar no ano académico 2013/2014).

O regulamento e informações detalhadas para cada concurso estão disponíveis no site da Comissão Fulbright em www.fulbright.pt e as candidaturas deverão ser submetidas online entre 1 de Fevereiro e 28 de Março de 2013.

Otília Macedo Reis, Directora Executiva da Comissão Fulbright, salienta que "as Bolsas do Programa Fulbright apoiam candidatos que apresentem planos de estudo e projectos de investigação oportunos e de elevado mérito. O Programa Fulbright valoriza igualmente a capacidade de liderança e o dinamismo dos candidatos, uma vez que os futuros bolseiros agirão como embaixadores culturais e contribuirão para o desenvolvimento científico, académico e cultural do seu país".


Sobre a Comissão Fulbright:

O Programa Fulbright, administrado actualmente em mais de 150 países, foi criado nos EUA em 1946 por proposta do Senador J. William Fulbright com o objectivo de, através do intercâmbio internacional de estudantes e professores, promover o entendimento mátuo, a partilha de ideias e a busca de soluções para problemas globais.


Em Portugal o Programa é administrado pela Comissão Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana). Desde o início da implementação do Programa Fulbright em Portugal, em 1960, mais de 1300 estudantes e professores portugueses e 750 norte-americanos receberam bolsas Fulbright numa variedade de áreas académicas. O carácter binacional da Comissão Fulbright reflecte-se na representatividade do Governo dos Estados Unidos da América e do Governo de Portugal quer na sua administração quer no financiamento da sua atividade.