pixel Política da Qualidade | Universidade NOVA de Lisboa

Política da Qualidade

A NOVA orienta-se por uma Política da Qualidade que sustenta e enquadra o sistema interno de garantia da qualidade – NOVA SIMAQ e que orienta toda a atividade da NOVA, tendo por base as suas linhas de orientação estratégica, descritas no “Plano Estratégico da NOVA – 2018/21”.

Esta política da qualidade assenta nos elementos estruturantes da dimensão estratégica - as áreas fortes da NOVA; os veículos futuros de desenvolvimento (transversais e temáticos); o compromisso com fatores de qualidade mensuráveis como padrão de desempenho. 

A política da qualidade adota uma abordagem de gestão, baseada nos princípios da melhoria contínua e na gestão sistemática das atividades tendo por base o modelo PDCA – Plan, Do, Check e Act, procurando ir de encontro às necessidades e expetativas das partes interessadas.

Assente neste princípio, assumem-se os seguintes objetivos da qualidade, elementos chave da monitorização do desempenho da NOVA e da concretização da sua missão:

  • Processo educativo 
  1. Empregabilidade dos estudantes graduados;
  2. Eficiência formativa das Unidades Orgânicas.
  • Produção de conhecimento
  1. Avaliação efetiva da FC&T em todas as Unidades de I&D da NOVA;
  2. Impacto das publicações;
  3. Capacidade de obtenção de financiamento.
  • Transferência de conhecimento
  1. Implementação de casos de sucesso reconhecido;
  2. Capacidade de obtenção de financiamento.
  • Internacionalização
  1. Mobilidade dos estudantes;
  2. Captação de estudantes internacionais;
  3. Mobilidade de pessoal docente e investigadores;
  4. Capacidade de obtenção de financiamento.

Para que esta política da qualidade seja efetiva, considera-se necessária a mobilização de todos os recursos humanos da NOVA, adotando abordagens sempre baseadas no princípio de trabalho em equipa, solidariedade institucional e partilha de conhecimentos e competências.

Documentos estruturantes para a implementação da política da qualidade:

Manual da Qualidade
O Manual de Qualidade apresenta os valores e princípios subjacentes à política da qualidade e estabelece a estrutura global do NOVA SIMAQ, tratando-se de um documento chave para o bom funcionamento da Universidade NOVA de Lisboa.

Manual de Procedimentos
O Manual de Procedimentos descreve o modo de execução das diversas atividades e identifica os órgãos, departamentos ou serviços responsáveis pela sua execução.

 

A sua opinião é importante.

Entre em contacto através do formulário
e deixe o seu elogio, sugestão ou reclamação. 

Elogios, sugestões ou reclamações