pixel Declaração do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

Declaração do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Tenho acompanhado, com atenção e muita preocupação, as notícias que vieram a público sobre a Nova SBE, que não posso deixar de lamentar e que põem em causa a existência da liberdade de opinião e de expressão nesta Escola da Universidade Nova de Lisboa.

De imediato, tomei a iniciativa de falar com todos os intervenientes, incluindo a Professora mencionada em muitas das notícias, no sentido de avaliar a situação e a eventual necessidade de uma intervenção, dado que as questões levantadas colidem frontalmente com os princípios e a história da Universidade Nova de Lisboa, dos quais, como Reitor, sou o garante. Princípios e história que são também, sem qualquer dúvida, da Nova SBE.

Desta forma, posso assegurar que:

  • não estão, de modo algum, em causa as liberdades que acima referi e que são um dos pilares da democracia e da própria academia;
  • irão ser tomadas novas medidas para reforçar ainda mais a transparência das relações entre a Escola Pública e a esfera privada, com a qual se pretende, e bem, continuar a colaborar. Neste sentido, e após falar com o Diretor e com o Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, posso afirmar que será criada uma comissão independente para este efeito, integrando elementos externos à Universidade, a qual apresentará resultados durante o mês de setembro.

A Universidade Nova de Lisboa reconhece a excelência científica e académica da Nova SBE, dos seus centros de investigação e do seu corpo docente, várias vezes avaliada internacionalmente, bem como o caráter inovador de muitas das suas iniciativas.

A Universidade Nova de Lisboa orgulha-se de todas as suas Escolas prestarem um elevado serviço público ao país e às famílias portuguesas, com qualidade de referência internacional, nas suas áreas de missão: ensino, investigação e colaboração com a sociedade.

João Sàágua
Reitor da Universidade Nova de Lisboa

8 de julho de 2020