pixel Política da Qualidade | Universidade NOVA de Lisboa

Política da Qualidade

A NOVA orienta-se por uma Política da Qualidade que sustenta e enquadra o sistema interno de garantia da qualidade – NOVA SIMAQ e que orienta toda a atividade da NOVA, tendo por base as suas linhas de orientação estratégica.

Esta política da qualidade assenta nos elementos estruturantes da dimensão estratégica - as áreas fortes da NOVA; os veículos futuros de desenvolvimento (transversais e temáticos); o compromisso com fatores de qualidade mensuráveis como padrão de desempenho. 

A política da qualidade adota uma abordagem de gestão, baseada nos princípios da melhoria contínua e na gestão sistemática das atividades, tendo por base o modelo PDCA – Plan, Do, Check e Act, procurando ir de encontro às necessidades e expetativas das partes interessadas.

Para que esta política da qualidade seja efetiva, considera-se necessária a mobilização de todos os recursos humanos da NOVA, adotando abordagens sempre baseadas no princípio do trabalho em equipa, solidariedade institucional e partilha de conhecimentos e competências.

Documentos estruturantes para a implementação da política da qualidade:

Manual da Qualidade
O Manual de Qualidade apresenta os valores e princípios subjacentes à política da qualidade e estabelece a estrutura global do NOVA SIMAQ.

Manual de Procedimentos
O Manual de Procedimentos descreve o modo de execução das diversas atividades e identifica os órgãos, departamentos ou serviços responsáveis pela sua execução.