pixel NOVA Forma | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA Forma

NOVA Forma

De acordo com o Plano Estratégico da Universidade NOVA de Lisboa e alinhada com o propósito de atrair, desenvolver e reter talento na NOVA, foi aprovada, primeiro pelo Colégio de Diretores e, depois, a 18 de outubro de 2018, pelo Conselho Geral da Universidade, a criação da NOVA Forma, plataforma estratégica que engloba três valências - a NOVA Escola Doutoral, a NOVA Edu_Digital e a NOVA Inovação Pedagógica.

À NOVA Forma foi atribuída uma missão central: contribuir para a qualidade da formação na NOVA, através da promoção da interdisciplinaridade e de formação transversal e complementar de estudantes dos diversos ciclos de estudos, docentes nos seus diferentes papéis pedagógicos, investigadores e profissionais não-docentes.

Para mais informações, por favor contacte: nova.inov.ped@unl.pt

Coordenação

Coordenadora

Elementos de Apoio - Staff

NOVA EDU_DIGITAL

A NOVA Edu_Digital tem como objetivos:

  • Caracterizar as experiências de Learning Technologies ao serviço da formação existentes na NOVA (ambiente digital em sala de aula, e-learning e blended learning) bem como práticas de Inovação Digital;
  • Promover a partilha de boas práticas ligadas ao Digital ao Serviço da Aprendizagem;
  • Contribuir para a formação em Learning Technologies de docentes e estudantes;
  • Contribuir para a construção de conteúdos pedagógicos em formato digital.

NOVA Inovação Pedagógica

A NOVA Inovação Pedagógica tem como objetivos:

  • Contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes da NOVA, através da oferta de formação pedagógica em diferentes formatos (presenciais e a distância);
  • Contribuir para a criação nas várias Unidades Orgânicas da NOVA, de grupos de trabalho e/ou de comunidades de práticas, no âmbito da formação pedagógica de docentes;
  • Produzir documentação pedagógica de apoio à atividade docente;
  • Colaborar em projetos de inovação e de capacitação pedagógica de docentes, a nível nacional e internacional.

Os objetivos anteriores são cumpridos através das seguintes iniciativas:

  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES:
  • Curso de Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior
  • Curso de Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica
  • PROJETOS:
  • Grupo de Inovação Pedagógica - GIP
  • Programa de Interobservação da NOVA - PIN
  • Plataforma de Recursos Pedagógicos – NOVA Teach
  • CONSULTORIA PEDAGÓGICA

 

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES

Curso de Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior

O Curso de Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior tem como objetivo promover:

  • A reflexão sobre o Ensino Superior e, em particular, sobre o papel docente neste nível de ensino, no século XXI;
  • A concepção e planeamento da atividade pedagógica (escolha dos objetivos de aprendizagem, alinhamento dos objetivos de uma unidade curricular com os objetivos do ano curricular / curso / instituição);
  • A seleção do formato pedagógico mais adequado para o público-alvo e os objetivos a atingir (seleção de estratégias pedagógicas) e a identificação de ferramentas digitais a utilizar em sala de aula;
  • A seleção e produção de materiais de avaliação de processos pedagógicos e produtos de aprendizagem.

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  1. Posicionar a sua função docente no sistema de Ensino Superior;
  2. Desenhar e planear as suas atividades pedagógicas;
  3. Selecionar as estratégias pedagógicas mais adequadas ao público-alvo e aos objetivos a serem alcançados.

Ao longo do curso, cada participante terá acesso a um conjunto de materiais recomendados, exercícios e fóruns. 
A leitura destes materiais pode ser feita de forma colaborativa, através da plataforma Perusall, uma ferramenta que possibilita ao participante fazer anotações digitais nos documentos partilhados e realizar discussões coletivas sobre essas leituras. 
Esta e uma das razoes pela qual aconselhamos a realização do curso em grupo, apesar de ser possível a participação individual. 
O curso tem a duração de 2h30, se o participante não realizar as atividades e leituras recomendadas. Caso contrário, uma análise pormenorizada dos materiais poderá levar alguns dias. 

A inscrição neste curso está disponível através do link: 

https://www.unl.pt/inscricoes 

Ao aceder a plataforma de inscrições, terá de realizar os seguintes passos: 

  1. Registar-se. 
  2. Após o registo, será encaminhado para a página de cursos da NOVA Forma, onde devera escolher "Formações da NOVA Inovação Pedagógica" 
  3. Depois de clicar nesse link, na secção "lndique o curso/evento que pretende frequentar", selecione o Curso de Formação de Professores. 

Se tiver dificuldades no acesso ao curso ou outras questões, contacte-nos através do email: nova.inov.ped@unl.pt 

 

Curso de Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica

Curso que visa capacitar os Coordenadores de Ciclos de estudos com competências que lhes permitam desempenhar as suas funções de forma mais eficaz. Dado que estes coordenadores representam uma estrutura de liderança intermédia das UO, a sua valorização constitui uma importante mais valia para toda a Universidade.

Este curso tem como objetivos:

  • Oferecer o Programa de Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica;
  • Criar uma rede de coordenadores que, nas respetivas Unidades Orgânicas, possam apoiar os colegas que venham desempenhar funções de coordenação de ciclos de estudos.

Para mais informações, por favor contacte: nova.inov.ped@unl.pt

 

PROJETOS

Grupo de Inovação Pedagógica

O Grupo de Inovação Pedagógica é constituído por docentes das diferentes Unidades Orgânicas da NOVA e tem como missão:

  • Realizar sessões de partilha de práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento profissional dos docentes e que os ajudem a melhorar a atividade pedagógica.
  • Partilhar recursos referentes à função pedagógica.
  • Apresentar e preparar novas formas de:
  • adequar os conteúdos científicos a públicos-alvo cada vez menos homogéneos,
  • usar tecnologias educacionais,
  • utilizar novas formas de interação pedagógica e de avaliação das aprendizagens.

 

Programa de Interobservação da NOVA

O PIN, Programa de Interobservação da NOVA, é um projeto do Grupo de Inovação Pedagógica que consiste na observação de aulas entre pares.

Trata-se de um programa de carácter multidisciplinar, voluntário e confidencial, em que observadores e observados dão e recebem feedback sobre a aula observada. Para tal, são constituídos trios de professores que observam e dão feedback sobre aspetos concretos observados em aulas de colegas de áreas científicas diferentes das suas.

Previamente, os participantes recebem formação em técnicas de observação e de feedback.

Os objetivos são marcadamente formativos e não se destinam a qualquer tipo de avaliação.

Este projeto está aberto a todos os docentes da NOVA.

Para mais informações sobre este e outros projetos do Grupo de Inovação Pedagógica, por favor contacte:

Paulo Costa – pcosta@unl.pt/ nova.inov.ped@unl.pt

Plataforma de Recursos Pedagógicos

NOVA Teach

A NOVA Inovação Pedagógica criou uma biblioteca digital para ajudar os docentes (e os alunos) a  encontrar livros, artigos e vídeos relacionados com o ensino e a aprendizagem. Altere a visualização para navegar entre os tópicos, a saber:

  • Ensino no Ensino Superior (HE), por exemplo, diretrizes, abordagens conceituais, etc.
  • Materiais de ensino, "Como fazer ..." e outros recursos
  • Compartilhamento colaborativo de recursos, por exemplo, casos reais, testemunhos de experiências e projetos.

O link para esta plataforma de recursos é:

https://reitoriaunl.sharepoint.com/sites/NOVATeach

Nota: É necessário fazer login no Microsoft, mesmo que seja com uma conta gmail ou outra.

Receberá uma mensagem: "Pedimos desculpa, mas não tem acesso."

Depois, terá de clicar no botão "pedir acesso".

Só tem de fazer este procedimento uma vez. No próximo acesso terá de usar o mesmo email para aceder.

CONSULTORIA PEDAGÓGICA

 

Apoio customizado na sequência de pedidos específicos:

  • Apoio no desenho e planeamento da atividade pedagógica dos docentes da NOVA;
  • Aconselhamento sobre o formato pedagógico mais adequado ao público-alvo e aos objetivos a atingir;
  • Recomendação de novos recursos e técnicas de ensino a distância.