De acordo com o Plano Estratégico da Universidade NOVA de Lisboa e alinhada com o propósito de atrair, desenvolver e reter talento na NOVA, foi aprovada, primeiro pelo Colégio de Diretores e, depois, a 18 de outubro de 2018, pelo Conselho Geral da Universidade, a criação da NOVA Forma, plataforma estratégica que engloba três valências - a NOVA Escola Doutoral, a NOVA Edu_Digital e a NOVA Inovação Pedagógica.
À NOVA Forma foi atribuída uma missão central: contribuir para a qualidade da formação na NOVA, através da promoção da interdisciplinaridade e de formação transversal e complementar de estudantes dos diversos ciclos de estudos, docentes nos seus diferentes papéis pedagógicos, investigadores e profissionais não-docentes.
Para mais informações, por favor contacte: nova.inov.ped@unl.pt
A NOVA Edu_Digital tem como objetivos:
A NOVA Inovação Pedagógica tem como objetivos:
Os objetivos anteriores são cumpridos através das seguintes iniciativas:
O Curso de Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior tem como objetivo promover:
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
Ao longo do curso, cada participante terá acesso a um conjunto de materiais recomendados, exercícios e fóruns.
A leitura destes materiais pode ser feita de forma colaborativa, através da plataforma Perusall, uma ferramenta que possibilita ao participante fazer anotações digitais nos documentos partilhados e realizar discussões coletivas sobre essas leituras.
Esta e uma das razoes pela qual aconselhamos a realização do curso em grupo, apesar de ser possível a participação individual.
O curso tem a duração de 2h30, se o participante não realizar as atividades e leituras recomendadas. Caso contrário, uma análise pormenorizada dos materiais poderá levar alguns dias.
A inscrição neste curso está disponível através do link:
Ao aceder a plataforma de inscrições, terá de realizar os seguintes passos:
Se tiver dificuldades no acesso ao curso ou outras questões, contacte-nos através do email: nova.inov.ped@unl.pt
Curso que visa capacitar os Coordenadores de Ciclos de estudos com competências que lhes permitam desempenhar as suas funções de forma mais eficaz. Dado que estes coordenadores representam uma estrutura de liderança intermédia das UO, a sua valorização constitui uma importante mais valia para toda a Universidade.
Este curso tem como objetivos:
Para mais informações, por favor contacte: nova.inov.ped@unl.pt
O Grupo de Inovação Pedagógica é constituído por docentes das diferentes Unidades Orgânicas da NOVA e tem como missão:
O PIN, Programa de Interobservação da NOVA, é um projeto do Grupo de Inovação Pedagógica que consiste na observação de aulas entre pares.
Trata-se de um programa de carácter multidisciplinar, voluntário e confidencial, em que observadores e observados dão e recebem feedback sobre a aula observada. Para tal, são constituídos trios de professores que observam e dão feedback sobre aspetos concretos observados em aulas de colegas de áreas científicas diferentes das suas.
Previamente, os participantes recebem formação em técnicas de observação e de feedback.
Os objetivos são marcadamente formativos e não se destinam a qualquer tipo de avaliação.
Este projeto está aberto a todos os docentes da NOVA.
Para mais informações sobre este e outros projetos do Grupo de Inovação Pedagógica, por favor contacte:
Paulo Costa – pcosta@unl.pt/ nova.inov.ped@unl.pt
A NOVA Inovação Pedagógica criou uma biblioteca digital para ajudar os docentes (e os alunos) a encontrar livros, artigos e vídeos relacionados com o ensino e a aprendizagem. Altere a visualização para navegar entre os tópicos, a saber:
O link para esta plataforma de recursos é:
https://reitoriaunl.sharepoint.com/sites/NOVATeach
Nota: É necessário fazer login no Microsoft, mesmo que seja com uma conta gmail ou outra.
Receberá uma mensagem: "Pedimos desculpa, mas não tem acesso."
Depois, terá de clicar no botão "pedir acesso".
Só tem de fazer este procedimento uma vez. No próximo acesso terá de usar o mesmo email para aceder.
Apoio customizado na sequência de pedidos específicos: