pixel Pan-European Seal | Universidade NOVA de Lisboa

Pan-European Seal

A Universidade NOVA de Lisboa integra a Pan-European Seal Network e alargou recentemente a todas as suas Unidades Orgânicas o Pan-European Seal Professional Traineeship Programme, um programa de estágios oferecido conjuntamente pelas duas maiores organizações de Propriedade Intelectual (PI) da Europa -  o  European Patent Office (EPO) e a European Union Intellectual Property Office (EUIPO).

Em que consiste o Pan-European Seal Professional Traineeship Programme?

Trata-se de um programa que permite a jovens licenciados ou estudantes universitários no seu último ano de estudos com comprovada excelência académica, o acesso a estágios remunerados de um ano no EPO (Munique, Alemanha) ou na EUIPO (Alicante, Espanha), contribuindo para a sua inserção no mundo competitivo da PI através de uma enriquecedora experiência profissional multicultural, formação avançada e trabalho em equipa. O programa irá começar em setembro de 2021.

Quais são os critérios para candidatos elegíveis?

EPO:

  • Estudantes com nacionalidade de qualquer um dos 38 estados-membros do EPO ou futuros membros (Bósnia-Herzegovina e Montenegro);
  • Ter obtido o grau de estudos (licenciatura/mestrado) há menos de dois anos relativamente à data de candidatura ou estar atualmente inscrito num programa de doutoramento (finalistas com perspetivas de conclusão do curso até setembro 2021 também poderão ser aceites);
  • Ter completado os cursos e-learning do EPO (informação sobre estes cursos será facultada aos estudantes selecionados a nível interno);
  • Ter conhecimento de uma das três línguas de trabalho do EPO (Alemão, Inglês ou Francês), com um nível mínimo B1.

EUIPO:

  • Estudantes com nacionalidade de um dos estados-membros da União Europeia. Para candidatos de países terceiros as vagas são limitadas a 10%.
  • Ter obtido o grau de estudos (licenciatura/mestrado) há menos de dois anos relativamente à data de candidatura (finalistas com perspetivas de conclusão do curso até setembro 2021 também poderão ser aceites);
  • Ter completado os cursos online do EUIPO (informação sobre estes cursos será facultada aos estudantes selecionados a nível interno).
  • Ter conhecimento de uma das cinco línguas de trabalho da EUIPO (Alemão, Inglês Francês, Italiano ou Espanhol), com um nível mínimo B1.

Como posso fazer a minha candidatura?

As candidaturas só são aceites pelo EPO/EUIPO caso a Universidade parceira tenha indicado previamente o aluno/recém-graduado. Como tal, deves começar por fazer a tua inscrição através deste formulário até ao dia 2 de março de 2021.

O gabinete NOVA Impact, em articulação com as Unidades Orgânicas, irá selecionar os candidatos que irão integrar as shortlists a enviar para o EPO e para o EUIPO. Os candidatos selecionados para integrar a shortlist serão contactados diretamente por este gabinete, por forma a submeterem a sua candidatura online e completarem os cursos requeridos pela organização a que se candidatam (ver mais informação sobre os cursos online nos documentos oficiais do programa do EPO e EUIPO).

Nota – os estudantes da NOVA School of Law deverão contactar diretamente os serviços responsáveis da Faculdade (Saídas Profissionais e Relações Institucionais) para efetuar a candidatura ao programa de estágios.

Devido ao número limitado de vagas em todo o programa, os candidatos nomeados pela NOVA deverão comprometer-se a realizar o estágio se vierem a ser posteriormente selecionados pelo EPO ou EUIPO.

Prazos principais:

  1. Submissão de candidatura a nível interno – 2 de março;
  2. Envio da shortlist de candidatos para o EPO/EUIPO – 8 de março;
  3. Submissão de candidatura online pelos candidatos nomeados pela NOVA – até 31 de março;
  4. Comunicação dos resultados finais pelo EPO ou  EUIPO – até final de maio;
  5. Início do estágio – 16 de setembro.

Remuneração:

EPO:   ​ 2000€/ mês.

EUIPO: 1000€/mês.

A informação aqui disponível não dispensa a consulta das páginas online do EPO  e do EUIPO​ e dos seguintes documentos: 

Para informações adicionais, por favor contacte o NOVA Impact Office (novaimpact@unl.pt)

Veja este vídeo e fique a conhecer melhor o Pan-European Seal Traineeship Programme e os testemunhos de participantes anteriores no European Patent Office:

Mais informações: epo.org/pan-european-seal