pixel Missões de Ensino e Formação | Universidade NOVA de Lisboa

Missões de Ensino e Formação

A Mobilidade de pessoal para missões de ensino (STA) permite ao pessoal docente da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) ensinar numa Instituição de Ensino Superior parceira europeia.

A mobilidade de pessoal para fins de formação (STT) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional de pessoal docente e não docente da NOVA através de períodos de formação/trabalho (excluindo conferências) numa Instituição de Ensino Superior ou noutra organização europeia considerada pertinente em termos profissionais.

Participantes elegíveis:

STA - pessoal docente da NOVA

STT - pessoal docente e não docente da NOVA

Local da atividade:

O participante deve realizar a sua atividade de mobilidade em qualquer país do Programa distinto do país da organização de envio e do país de residência. A Suíça não é elegível.

Duração da atividade:

De 2 dias a dois meses, excluindo o tempo de deslocação.

STA - o período máximo financiado para cada mobilidade será de 4 dias de trabalho.

STT - O período máximo financiado para cada mobilidade será de 5 dias de trabalho/formação.

Organização de acolhimento:

STA – qualquer Instituição de Ensino Superior europeia detentora da ECHE (Erasmus Charter for Higher Education) e com a qual exista um Acordo Bilateral Erasmus válido.

STT - qualquer Instituição de Ensino Superior ou outra organização/entidade considerada pertinente, num dos países europeus do programa.

Subvenção de apoio à mobilidade de pessoal:

Deslocação - com base na distância do percurso entre a Instituição de origem e a de destino. A distância do percurso deve ser calculada com recurso à calculadora de distâncias apoiada pela Comissão Europeia

Deslocação

Apoio individual - Com base na duração da permanência do participante (nº dias de trabalho).

Apoio individual

Critérios de seleção:

Será dada prioridade a quem se candidate pela primeira vez, bem como às mobilidades de curta duração.

Candidatura:

As candidaturas a Bolsas Staff Erasmus (KA103): Europa, são da responsabilidade de cada uma das Unidades Orgânicas (prazos, critérios de seleção e recolha das candidaturas). Deverá entrar em contacto com o Gabinete Erasmus da sua Unidade Orgânica.

Documentos de mobilidade:

STA

STT

antes da mobilidade

depois da mobilidade

Para pesquisa de oportunidades de mobilidade STT e obtenção de informações sobre eventos de Staff training organizados na Europa, aconselhamos o uso da plataforma IMOTION.

NOTA: É permitido haver mobilidades Erasmus sem subvenção. São participantes que não recebem qualquer subvenção da UE para fins de deslocação e subsistência mas que cumprem todos os outros critérios de mobilidade de pessoal e beneficiam de todas as vantagens do programa.

Bolsas Suplementares para participantes com Necessidades Especiais:

O Programa Erasmus+ destina-se a promover a igualdade e a inclusão. Neste sentido e para favorecer de modo ativo à participação das pessoas com necessidades especiais, este programa prevê mecanismos financeiros complementares de apoio para este tipo de beneficiários. Considera-se Pessoa com Necessidades Especiais o indivíduo cujo estado de saúde, físico ou mental implique que a sua mobilidade não seja possível sem apoio financeiro adicional.

Nestes casos, o participante deverá preencher o Formulário de Candidatura e entregá-lo no Gabinete de Relações Internacionais da Reitoria. Caso o seu pedido seja aceite pela Agência Nacional, receberá um financiamento suplementar, cujas despesas deverão ser integralmente justificadas.

Para qualquer informação adicional relativa a estes tipos de mobilidade, contactar o Gabinete de Relações Internacionais da Reitoria da NOVA (erasmus@unl.pt).