pixel Projetos de Cooperação | Universidade NOVA de Lisboa

Projetos de Cooperação

A Universidade NOVA de Lisboa está envolvida em diversos projetos de cooperação internacional, no papel de instituição coordenadora ou como participante, traduzindo a capacidade de estabelecer parcerias com universidades de diferentes países para a implementação de projetos em todo o mundo.

UDI-A - University Development in Africa

A NOVA é coordenadora do projeto University Development and Innovation – AFRICA, que pretende promover a capacitação de quatro Universidades Africanas: duas angolanas, Universidade Agostinho Neto (Luanda) e Universidade Katyavala Bwila (Benguela), e duas Moçambicanas, a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) e a Universidade Lúrio (Nampula).

Ambiciona-se contribuir para uma melhor resposta das mesmas aos desafios sociais e económicos das regiões onde operam, promovendo o desenvolvimento local de forma sustentável e inclusiva.

O projeto arrancou oficialmente em Novembro de 2017 e terá a duração de dois anos.

CABCIN

A NOVA integra o projeto Erasmus + CABCIN  - Establishment of Capacity Building Centers as a sustainable solution to raise the standards of teaching staff in Indian HEIs.

O projeto tem como objetivo a melhoria da qualidade do Ensino nas Instituições de Ensino Superior na Índia.

O consórcio, liderado pela Wroclaw University of Science and Technology (Polónia), integra as cinco universidades europeias responsáveis pela formação e as cinco universidades onde será ministrada a formação de Professores na India.

FORINT

O projeto FORINT – Fortalecimiento de la Internacionalizácion entre las Universidades Europeas y Latinoamericanas é financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia juntando sete parceiros de Cuba, dois parceiros do Panamá e seis da Europa (Espanha, Bélgica, Portugal e Itália), incluindo o coordenador EFMD – The Management Development Network.

A NOVA é o parceiro português no FORINT que tem como objetivo apoiar o processo de internacionalização de universidades cubanas e panamianas, nomeadamente integrando a dimensão internacional no ensino, investigação, gestão e serviços das universidades cubanas e panamianas.

SIGMA rail logo

O SIGMA rail é um projeto de capacitação que junta 14 instituições da Europa e do Magrebe para o desenvolvimento de ações no âmbito da modernização da indústria ferroviária. O projeto tem como objetivos:

  1. juntar especialistas do mundo académico e da indústria ferroviária da Europa e do Magrebe;
  2. identificar e desenvolver instrumentos de inovação pedagógica mais adequados com a introdução de NTIC (e-learning e serious games e realidade virtual);
  3. reforçar a implementação do Instituto Mediterrâneo de Logística e Transportes;
  4. trazer respostas adequadas às necessidades de formação na área ferroviária, dando resposta às necessidades geradas pelo desenvolvimento de novas estruturas nos países participantes.

Este projeto foi desenvolvido num consórcio baseado na reputação de cada um dos seus membros no domínio dos transportes e da pedagogia inovadora, assim como na sua complementaridades:

  • Europa
    - Université de Valenciennes et du Hainaut-Cambrésis, (coordenadora do projeto)
    - Ecole Nationale des Ponts et Chaussées
    - Politécnico de Milão
    - Universidade NOVA de Lisboa

  • Magrebe
    - Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche Scientifique et de la Formation des cadres (Maroc)
    - Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche Scientifique (Tunisie)
    - Ecole Nationale Supérieure des Mines de Rabat 
    - Université Mohamed V, Ecole Mohammedia d'Ingénieurs - Rabat
    - Ecole Nationale des Ingénieurs de Tunis
    - Institut Supérieur des Arts Multimédia de la Manouba

  • Parceiros Associados
    - Ministère de l’Equipement, du Transport et de la Logistique
    - Office National de Chemins de Fer
    - Institut Ferroviaire de France 
    - IRT Railenium

INSITES logo

O Projeto INSITES é coordenado pela Universite Hassan 1er Settat e envolverá 17 parceiros de Marrocos e da União Europeia.

Este projeto tem como objetivo melhorar a institucionalização e o desenvolvimento da Transferência de Tecnologia, Inovação e Valorização do Conhecimento no contexto marroquino.

A NOVA faz parte do Conselho Universitário como estrutura universitária transversal que irá apoiar na implementação de boas-práticas na área da Inovação e do Empreendedorismo.  

LEAD Project

O projeto LEAD visa reforçar a Capacidade das Instituições de Ensino Superior (ES) relativamente à Governação e Liderança Académica no contexto da Inovação e Internacionalização do ES na China e na UE. O projeto de três anos (2015 - 2018) é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, ação KA2 Capacity Building no domínio do ES.

Além da NOVA, os parceiros europeus são: Vrije Universiteit Brussel (Coordenador) (Bélgica), Network of the Universities from the Capitals of Europe – UNICA (Bélgica), University of Tampere (Finlândia) e Middle East Technical University (Turquia).

Peking University, Tongji University, Huazhong University of Science and Technology, National Academy of Education Administration and Yunan Normal University, são os parceiros chineses.