pixel Semestre Pré-Universitário - Perguntas Frequentes | Universidade NOVA de Lisboa

Semestre Pré-Universitário - Perguntas Frequentes

Aqui pode encontrar a resposta a várias questões sobre o Semestre Pré-Universitário da NOVA e sobre o que pode fazer depois do Semestre (a que Faculdades e cursos se pode candidatar, quais os requisitos e prazos).

Caso não encontre resposta à sua questão entre em contacto connosco através do email semestre.pre.universitario@unl.pt .

 

Como me posso candidatar a um curso universitário na NOVA depois do Semestre Pré-Universitário?

O Semestre Pré-Universitário da NOVA proporciona uma preparação para o ensino superior numa Universidade de topo europeia. Após o Semestre, os estudantes podem candidatar-se a uma licenciatura ou mestrado integrado na NOVA de acordo com os regulamentos vigentes.

Estudantes de fora de União Europeia:

Os estudantes de fora da União Europeia podem candidatar-se a um curso universitário em Portugal através de condições especiais definidas no Estatuto do Estudante Internacional.

Tenha em atenção que os requisitos e prazos de candidatura variam entre cada Faculdade da NOVA.

Saiba mais sobre como se candidatar a uma licenciatura ou mestrado integrado na NOVA através do Estatuto do Estudante Internacional.

Veja também a questão "Curso Universitário na NOVA após o Semestre Pré-Universitário para estudantes de fora da União Europeia"

Estudantes da União Europeia

Os estudantes portugueses ou de outros países da União Europeia deverão candidatar-se ao ensino superior português no âmbito do Concurso Nacional de Acesso e de acordo com as condições e prazos definidos pela Direção Geral do Ensino Superior.

Mais informação para candidatos portugueses / Mais informação para restantes candidatos da União Europeia

 

Como faço para adquirir o visto de estudante?

Documentos Necessários

Um estudante estrangeiro não comunitário que pretenda ingressar na NOVA, deverá:

a) Possuir passaporte válido, com validade superior em pelo menos três meses à duração da estadia pretendida;

b) Ter visto válido e adequado à finalidade pretendida, caso seja necessário. O visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro.

 

Visto de Residência

O Visto de Residência para Estudo é concedido para obtenção de autorização de residência para os efeitos indicados. O nacional de Estado parceiro deve:

  • Possuir documento de viagem, cuja validade cubra pelo menos a duração prevista da estada;
  • No caso de ser menor de idade nos termos da legislação nacional, seja autorizado por quem exerce o poder paternal para a estada prevista;
  • Só é possível obter o visto de estudo apresentando os seguintes documentos:

- Requerimento em modelo próprio;

- Documento de viagem válido (mais de três meses após validade do visto);

- Três fotos tipo-passe;

- Certificado de registo criminal;

- Atestado médico ou seguro de saúde;

- Comprovativo das condições de alojamento em Portugal;

- Comprovativo da existência de meios de subsistência em Portugal;

- Comprovativo de Matrícula ou Carta de Aceitação emitida pela Universidade NOVA.

Um estudante só poderá matricular-se na NOVA se, antes de sair do seu país, tiver obtido o Visto de Residência para Estudo, qualquer que seja a duração do período de estudos. Relembramos a necessidade de encaminhar a candidatura com antecedência, relativamente aos prazos indicados, dado que a obtenção do Visto de Estudo poder demorar até 60 dias após a entrada do pedido.

 

Autorização de Residência

O Visto de Residência para Estudo é válido pelo período de 120 dias (cerca de 4 meses). À chegada a Portugal, os alunos deverão contactar o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para agendamento de uma reunião para obtenção da Autorização de Residência.

A Autorização de Residência é válida durante um ano. A renovação deste documento deverá ser feita 30 dias antes da sua data de expiração, mediante marcação de nova reunião com o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

 Esta informação não dispensa a consulta junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

 

Contactos Úteis

Alto Comissariado para as Migraçõesinformacoes@acidi.gov.pt

Linha SOS Imigrante: 808 257 257

Centros de Contacto do SEF

Os estudantes devem tentar chegar a Portugal durante o dia e de preferência durante a semana, pois será mais fácil contactar alguém caso haja necessidade de ajuda, nomeadamente no Gabinete de Desenvolvimento Internacional da NOVA. Os estudantes deverão fazer-se acompanhar de boletim de vacinas.

Depois do Semestre Pré-Universitário é garantida a entrada num curso universitário da NOVA aos estudantes de fora da União Europeia?

A realização do Semestre Pré-Universitário não garante entrada direta num dos cursos da NOVA, sendo necessário que os interessados se candidatem no final do Semestre Pré-Universitário à unidade de ensino na qual pretendem ingressar.

No entanto, algumas das Faculdades garantem condições de admissão imediata especiais para os alunos do Semestre Pré-Universitário (SPU). Especificamente para este fim, os alunos no final do SPU deverão cumprir cumulativamente as 3 seguintes condições:

 1- Passar a todas as disciplinas escolhidas do plano de estudos do SPU (incluindo as da condição 3.).

2- Ter uma taxa de presença mínima de 60% em todas as aulas matriculadas do SPU.

3- Cumprir as condições específicas para a Faculdade onde pretendem ingressar (todas as disciplinas abaixo referem-se ao plano de estudos disponível para o SPU):

  • NOVA FCT
    • Passar a Matemática; e
    • Passar a Princípios de Física e Química
  • NOVA IMS - Data Science
    • Passar a Matemática; e
    • Passar a uma das disciplinas disponibilizadas pela NOVA IMS
  • NOVA FCSH
    • Passar a uma das disciplinas disponibilizadas pela NOVA FCSH.
  • NMS
    • Passar a Biologia; e
    • Passar a Princípios de Física e Química
  • NOVA Direito
    • Passar a ambas as disciplinas oferecidas pela NOVA Direito com uma nota mínima de 14 pontos (em 20)
  • NOVA SBE
    • Passar a Matemática com uma nota mínima de 12 valores (em 20); e
    • Passar a uma das disciplinas disponibilizadas pela NOVA SBE.

No final do SPU, caso o aluno não cumpra algum dos requisitos acima expostos, poderá sempre candidatar-se à Unidade de Ensino da NOVA como qualquer outro candidato ao abrigo do estatuto do estudante internacional. Neste caso terá de se apresentar aos exames de admissão e de aceder a um processo de avaliação da candidatura que não garante admissão imediata. No entanto, nesta fase, a frequência do SPU dará uma ponderação positiva nesta avaliação.

 

 

As disciplinas feitas durante o Semestre Pré-Universitário podem ser creditadas numa licenciatura ou mestrado integrado posterior?

Algumas disciplinas efetuadas durante o Semestre Pré-Universitário podem ser creditadas na licenciatura ou mestrado integrado numa da Faculdades da Universidade Nova. Os créditos variam entre as várias Faculdades da NOVA. Matemática, Biologia, Princípios de Física e Química, Inglês e Português não podem ser objeto de creditação.

Unidade de Ensino (Faculdade)

Regras de creditação das disciplinas

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA)

Não credita disciplinas.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

Máximo de 30 ECTS

Nova School of Business and Economics (NOVA SBE)

Disciplinas lecionadas pela Nova SBE e mais uma disciplina de outra Unidade de Ensino.

Faculdade de Direito (NOVA Direito)

O credenciamento de cursos deve ser solicitado à Divisão Acadêmica de acordo com as regras disponíveis aqui: http://www.fd.unl.pt/Anexos/9056.pdf

Nova Information Management School (NOVA IMS) 

Máximo de 30 ECTS.

Nova Medical School (NMS) - Faculdade de Ciências Médicas. (FCM)

Disciplinas lecionadas pela NMS|FCM

Quais as licenciaturas e mestrados integrados disponíveis após o Semestre Pré-Universitário para estudantes de fora da União Europeia?

Links Úteis