pixel 5.ª edição do Prémio Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

5.ª edição do Prémio Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

O Prémio de Mérito Científico Santander Totta/  Universidade NOVA de Lisboa 2011/2012, na área das Ciências da Vida, distinguiu os investigadores doutorados Pedro Viana Baptista da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Miguel Viveiros Bettencourt do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

No estudo premiado, intitulado “Nano TB Nanodiagnostics for XDRT at a point-of-need”, a equipa desenvolveu um sistema inovador para detetar o agente etiológico da tuberculose e as mutações mais frequentemente implicadas na resistência a antibióticos. Foi assim possível criar um novo teste para diagnóstico da tuberculose, mais rápido e mais barato.