pixel Dinossauro Jurássico descoberto por docente da FCT/UNL | Universidade NOVA de Lisboa

Dinossauro Jurássico descoberto por docente da FCT/UNL

Todos os anos, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Museu da Lourinhã juntam-se em campanhas de escavações Mesozóicas através do paleontólogo Octávio Mateus, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL, que no no áltimo ano e meio participou ou co-organizou expedições e escavações na Gronelândia, Angola, Marrocos e, claro, Portugal.

Este ano, os resultados incluíram pegadas e ossos, com destaque para um dinossauro carnívoro de pequeno porte, com menos de dois metros de comprimento. Este esqueleto de dinossauro não está completo, mas está muito bem conservado e articulado (com os ossos na posição anatómica, tal como em vida), o que é muito raro. A análise preliminar indica que poderá tratar-se de um representante de um grupo de dinossauros carnívoros raros em Portugal, os celurossauros.

A campanha, que contou com escavação, prospeção, e trabalho de laboratório, foi coordenada pelo paleontólogo Octávio Mateus e reuniu cerca de uma dezena de voluntários que colaboram regularmente com o GEAL – Museu da Lourinhã e com estudantes de Mestrado em Paleontologia da Faculdade.

Foram recolhidas pegadas de dinossauros saurópodes, ornitópodes e de pterossauros. Uma das pegadas de saurópode, com 120 cm de comprimento, é uma das maiores que se conhecem. Também se descobriram pequenos fósseis, dos quais se destaca a mandíbula de um mamífero, o que é igualmente raro.