pixel Investigação financiada pelo Prémio Santander/UNL permite desenvolver teste para identificar multiresistências na tuberculose | Universidade NOVA de Lisboa

Em 2012, receberam o Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade NOVA pelo desenvolvimento de um teste rápido e mais barato de diagnóstico da tuberculose, baseado em nanopartículas de ouro. Em janeiro, Pedro Viana Baptista, da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), e Miguel Viveiros, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), publicaram um artigo em que mostram que, recorrendo ao mesmo método, e dentro do mesmo tubo, é ainda possível determinar se se trata de uma tuberculose multirresistente e especificar que mutações causam resistência.

Com a nova tecnologia de diagnóstico baseada em nanopartículas de ouro, é possível obter o mesmo diagnóstico de forma menos dispendiosa e com uma fácil concretização técnica. Disponibilizar esta tecnologia em centros de diagnóstico pneumológico pode representar um importante contributo para o exame bacteriológico e médico de uma suspeita de tuberculose.