pixel Investigadores da NOVA distinguidos na edição de 2012 dos Prémios Pfizer | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadores da NOVA distinguidos na edição de 2012 dos Prémios Pfizer

José Marcelino, investigador na Unidade de Microbiologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/NOVA integra a equipa responsável pelo trabalho galardoado com Prémio Pfizer de Investigação Clínica. O trabalho, na área da SIDA, está focado nos mecanismos de controlo individual da infeção por HIV-2. Ao contrário do HIV-1, a maioria dos doentes com HIV-2 consegue viver normalmente mesmo sem tratamento. Verificou-se que nos doentes em que a doença progrediu para SIDA, ocorreu diminuição dos anticorpos neutralizantes do vírus e aparecimento de vírus resistentes aos anticorpos que ganharam a capacidade de infetar novas células. Descobriu-se que havia uma zona do invólucro do vírus que era o alvo de ação dos anticorpos neutralizantes e que se alterava com o contacto com esses anticorpos. Este estudo é um contributo importante para o desenvolvimento de uma vacina para o HIV-2 e poderá também vir a ser átil no desenvolvimento de uma vacina para o HIV-1.

O Prémio Pfizer de Investigação Básica distinguiu um trabalho sobre sobre os cílios, estruturas que existem em praticamente todas as células do corpo humano e que são uma espécie de antena e/ou roda, estando envolvidos em sinalização e movimentos celulares. Os cílios móveis, também conhecidos por flagelos, são essenciais para o movimento de células (por exemplo, os espermatozoides). O trabalho caracteriza a formação destes flagelos utilizando como modelo a espermatogénese da mosca da fruta. Descobriu-se que na ausência de uma proteína necessária para a formação do flagelo, este fica imóvel e pode levar à infertilidade. Tiago Bandeiras, investigador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica/NOVA e do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), integrou a equipa vencedora.

Os Prémios Pfizer são entregues desde 1956 e distinguem os melhores trabalhos de investigação Básica e Clínica em Ciências da Saáde, total ou parcialmente realizados em instituições portuguesas. Cada prémio tem o montante pecuniário de 20.000 euros.

Mais informações aqui.