pixel Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa - edição 2013/2014 | Universidade NOVA de Lisboa

A 7ª edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa foi atribuído, pela primeira vez, ex-aequo a dois projectos de investigadores jániores da NOVA:

- "How are they coping? A health economic study of the impact of the financial crisis on physicians from 2 ACES in Portugal",coordenado pelo investigador Giuliano Russo (IHMT).

Este estudo na área da economia da saáde vai explorar o impacto da crise económica nos médicos de cuidados de saáde primários, nomeadamente nos seus vencimentos, horários de trabalho, outputs e intenção de abandonar o sector páblico ou o país. O objectivo final do projecto é prever o impacto da crise neste mercado de trabalho e obter informação que permita desenhar estratégias para proteger o acesso da população aos cuidados de saáde.

- "A paisagem cultural do Tejo. Um processo colaborativo de reconhecimento", coordenado pela investigadora Maria do Rosário Oliveira (FCSH).

O projecto vai aplicar o conceito de paisagem cultural à bacia hidrográfica do rio Tejo e permitir, pela primeira vez, entrelaçar o património natural em que se inclui uma biodiversidade exuberante, com o património cultural, material e imaterial. O objectivo final é contribuir para a definição e compilação de elementos essenciais à fundamentação da candidatura da Paisagem Cultural do Tejo a Património Mundial da UNESCO.

A cerimónia de entrega do Prémio, teve lugar na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa no dia 23 de Abril.